» Hobby » Esportes » Como se tornar um jogador de bocha profissional

Como se tornar um jogador de bocha profissional

Galeria
Como se tornar um jogador de bocha profissional

A bocha, segundo historiadores, é uma prática milenar datada de 3.000 a 4.000 a.C. Remonta ao Egito e Grécia antigos, onde o esporte era praticado com pedras esféricas como atividade recreativa. Enquanto esporte, a bocha surge no Império Romano entre 68 e 69 d.C., difundindo-se pela Europa conforme o império ia se expandindo. No século XVI já era praticado na Península Ibérica, França e Inglaterra. Os imigrantes italianos na Argentina foram os responsáveis pela introdução da bocha na América do Sul. Consequentemente, chega ao Brasil pelo estado do Rio Grande do Sul, se popularizando no país. Há hoje diversos jogadores profissionais de bocha vivendo do esporte.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se tornar um jogador de bocha profissional o atleta precisa fazer parte de algum clube que tenha a prática dessa modalidade. Este clube deve ser afiliado numa federação de bocha e o atleta inscrito juntamente com o clube na respectiva federação regional para torneios locais e na Confederação Brasileira de Bocha para torneios nacionais e internacionais.

  2. 2

    A bocha é reconhecida como esporte no Brasil desde 1943. Em 1944 na Argentina foi realizado o primeiro Campeonato Sulamericano. Mas apenas em 1957 o Brasil seria representado numa competição sulamericana. As mulheres praticam a bocha desde 1966.
    Apesar da bocha ser considerada como esporte de idosos, devido a muitos adeptos sê-los, nos diversos campeonatos realizados em território nacional conta com um grande número de jovens de diversas faixas etária. O jogo de bocha é disputado entre duas pessoas ou duas equipes. Consiste em lançar bochas (bolas pesadas feitas de resina sintética de mais ou menos 1 quilo) e posicioná-las o mais perto possível do bolim que nada mais é do que uma bola menor que é lançada na Cancha( campo do jogo de comprimento padrão de 20,5 metros que pode ser de piso sintético, de grama ou terra batida) como início do jogo. Cada jogador tentará posicionar as bolas o mais perto do bolim ou remover as bolas adversárias de perto do bolim. O jogo acabará quando uma das equipes alcançarem primeiro aos 18 pontos. O tempo médio de uma partida de bocha gira em torno de 1 hora e meia e 2 horas de jogo. Clubes tradicionais como Esporte Clube Pinheiros e Sociedade Esportiva Palmeiras Contam com esta modalidade sendo praticada dentro dos clubes, como também tem seus atletas participando dos diversos campeonatos de bocha que são realizados no país e no continente. A Sociedade Esportiva Palmeiras foi dos primeiros clubes a ter um departamento de bocha. Na época que se denominava Palestra Itália italianos filiados ao clube iniciaram a pratica da bocha na academia.

Comentários
blog comments powered by Disqus