» Hobby » Esportes » Como se tornar um jogador de xadrez profissional

Como se tornar um jogador de xadrez profissional

Galeria
Como se tornar um jogador de xadrez profissional

Ser um enxadrista profissional é quase impossível. As limitações são várias e, no Brasil, o esporte ainda não conquistou muita popularidade. Mas com muita dedicação, tempo e sorte, é possível ter o xadrez como fonte de renda principal.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Um tabuleiro de xadrez
  • Um poderoso software de xadrez, como Rybka
  1. 1

    O primeiro passo para se tornar um enxadrista profissional é perguntar a si mesmo as razões que o levaram a esse objetivo e, se elas sobreviverão ao teste do tempo. A estrada é longa, o nível é muito alto e o retorno financeiro é comparativamente baixo. Viver das recompensas de torneios é quase impossível, e apenas os melhores Grandes Mestres de Xadrez conseguem esse feito.

  2. 2

    Comece cedo. A idade em que a pessoa começa a estudar xadrez conta muito. De acordo com pesquisas recentes, a maioria dos mestres passou a levar o esporte a sério entre os 10 e 12 anos de idade. Não que seja impossível tornar-se um grande enxadrista de outro modo, mas o comprometimento com o xadrez sofre maiores obstáculos com o passar da idade, como o emprego, a faculdade ou a família.

  3. 3

    Estude táticas. Xadrez é um esporte de repetição de padrões, então é importante treinar sua memória visual através do estudo e resolução de táticas diferentes. Existem softwares e websites que oferecem milhares de táticas para resolução. Tente treinar todos os dias, sempre analisando e tentando memorizar os problemas que falhou.

  4. 4

    Revise seus jogos. Procure entender em que aspectos do jogo você falha mais e quais as razões o levam a cometer esses erros. Se possível, utilize um software para apontar os erros dos seus jogos e faça o possível para corrigi-los.

  5. 5

    Estude profundamente as aberturas, os meio-jogos e os finais. Cada parte do jogo possui análises e teorias específicas, não sendo possível ignorá-las se o seu objetivo é viver de xadrez. Se possível, decore as ramificações mais importantes de aberturas populares.

  6. 6

    Contrate um tutor. Um tutor é alguém que revisa seus jogos, aponta seus erros e te ajuda a corrigi-los. Um bom tutor de xadrez pode otimizar seus resultados em um tempo menor de estudo.

  7. 7

    Estude jogos dos Grandes Mestres. Tente adivinhar os movimentos dos mestres durante a partida, e tome nota das ideias táticas e posicionais por trás das jogadas. Essa atividade serve para melhorar suas habilidades táticas, posicionais, seu repertório de aberturas, meio-jogo e final. É um pacote completo, desde que o aspirante a profissional consiga realmente entender as ideias do mestre.

Comentários
blog comments powered by Disqus