» Hobby » Esportes » Como se tornar um técnico de dardos

Como se tornar um técnico de dardos

Galeria
Como se tornar um técnico de dardos

Os dardos são um esporte que começa neste momento a ter alguma visibilidade na Europa que consiste no arremesso de dardos. Dardos são uma setas de tamanho pequeno que são arremessadas contra um alvo em forma circular que se encontra a 2,37 metros de distância do jogador. Os dardos são um jogo que se pratica em todo o mundo, e que cada vez mais é jogado profissionalmente em todo o mundo, apesar de o número de jogadores profissionais ser ainda um pouco reduzido devido a movimentar ainda pouco dinheiro, ou melhor, porque os torneios existentes são vencidos quase sempre pelo mesmo grupo de jogadores. O melhor jogador do mundo da actualidade e melhor jogador de sempre deste esporte é o inglês Phil Taylor de 51 anos, 15 vezes campeão do mundo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os dardos são um esporte que quase sempre é jogado em modo individual, a não ser situações em que poderão realizar um torneios de seleções em que coloquem um jogo a pares. Apesar de ser um esporte de que parece fácil de jogar, são necessárias algumas especialidades próprias para tornar um jogador num excelente jogador. Para se tornar um bom treinador de dardos em primeiro lugar é necessário ter um bom conhecimento das regras dos dardos. O modo como varia a pontuação é o primeiro passo, por isso, é sabido que cada jogador tem três dados para lançar em cada jogada. O alvo de dardos é composto por 20 seções, como pode ser vista na imagem, sendo que as partes brancas e pretas correspondem ao valor da seção que está marcado à volta do alvo. Depois, existe uma pequena parte em cada uma das 20 seções que tem cores verdes e vermelhas, sendo que a seção que esteja na parte mais externa do alvo, vale o dobro do valor da seção respetiva e a parte colorida do alvo colocada no meio do alvo vale o triplo. Por isso, a pontuação máxima num lançamento é de 60 pontos, já que é a parte vermelha interna da seção 20. Por isso, em cada 3 lançamentos a pontuação máxima que pode ser obtida são 180 pontos. Para que o jogador vença, ou seja, chegue à pontuação de zero, é necessário que o último dardo lançado embata numa das seções coloridas exteriores.
    O passo seguinte para ser um bom treinador deverá ser ter um rápido raciocínio a fazer contas. No jogo dos dardos é necessário que um treinador consiga ensinar ao seu jogador quais as combinações rápidas que pode fazer em determinadas situações de jogo. Nos momentos em que ele vai com 76 por exemplo. Imaginemos que o jogador criar fazer o triplo 20, mas por erro fez apenas 5 pontos. Ele tem de raciocinar rápido pois para vencer o jogo terá de fazer por exemplo triplo sete para poder acabar com um duplo 10, já que, 76 – 5 – 3*17 – 2*10 = 0. São estes cálculos, que o jogador necessita de fazer rapidamente.
    A outra parte do treinamento deverá ser em melhorar a pontaria do seu jogador. O ideal será obrigar o jogador a atirar para uma determinada zona do alvo, inicialmente perto dele e indo aumento a distância até cerca de 3,5 metros. Este exercício deverá começar obrigando o jogador a colocar a seta no centro, ir variando por secção e mais tarde em acertar no duplo e triplo de cada uma das seções. Aí, o jogador deverá estar preparado!

Comentários
blog comments powered by Disqus