» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como segurar o hashi

Como segurar o hashi

Galeria
Como segurar o hashi

O Fachi, mais conhecido como hashi, nada mais é que os talheres para a população que vive nos países do Oriente Médio, como China, Japão, Vietnã e Coréia. Porém há registros do hashi em terras de Israel, o que pode indicar uma relação comercial entre Ásia e Oriente Médio. A palavra vem do mandarim e significa "objetos de bambu para comer rapidamente".

Aqui no Brasil, primeiramente os restaurantes chineses agradaram o paladar dos brasileiros. Pela comida que sofre um processo de cozimento, fritura, modo de preparo que é semelhante ao brasileiro, essa alimentação teve uma aceitação mais rápida.

Entretanto, a comida Japonesa, por ter um modo de preparo apenas de montagem (ser crua), foi se adaptando e aos poucos conquistando seu espaço. Aliado ao seu valor nutricional e de baixa calorias, em um momento onde não se tem tempo para exercícios e uma alimentação saudável, ganhou espaço. E são nos restaurantes japoneses que a habilidade de "comer com pauzinhos" é bem reconhecida. Mas, para quem não tem muita prática, pode sair do restaurante com fome. Avaliando essa dificuldade de muitos, os restaurantes passaram a aplicar uma liga nas extremidades de cima do hashi, o que facilita bastante o manuseio, já que requer apenas o equilíbrio e os movimentos de abre e fecha.

Porém se você se deparar com um restaurante com hashi sem elástico, veja abaixo 3 passos para pegar a prática do movimento. Também esteja ciente de algumas dicas de etiqueta na hora de comer seu sushi.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Coloque um dos hashi entre o polegar e o indicador, que ficará apoiado no dedo anelar.

  2. 2

    Já o 2º hashi ficará apoiado entre os dedos indicador, médio e polegar. A posição é bem semelhante a de como segurar uma caneta.

  3. 3

    Para o movimento de "abre e fecha", utilize apenas o pauzinho de cima. Caso contrário perderá o equilíbrio e tudo pode cair.

Dicas e AVISOS
  • Os elementos que acompanham o sushi devem ser adicionados um por um, e depois ser levados a boca. Mas nunca poderão ser misturados.
  • Pegue sempre o sushi com o hashi paralelo ao prato. Pegar o sushi por cima é sinal de luto.
  • Quando ainda estiver comendo, mas precisa apoiar o hashi faça isso na peça de porcelana apropriada para descanso, a chamada hashi-oki. Caso queira indicar que terminou apoie o hashi no prato do shoyo.
  • Nunca esfregue um hashi no outro para limpar alguma coisa.
  • Sempre que for comer o sushi a etiqueta sugere que deguste o peço inteiro. Nunca volte com a metade para o prato.
Comentários
blog comments powered by Disqus