» Família » Relacionamentos e Família » Como separar silabas

Como separar silabas

Galeria
Como separar silabas

Sabemos que uma sílaba possui sempre, ao menos uma vogal, e em alguns momento ela pode ser acompanhada de consoantes. Mas isso não quer dizer que ela não possa ter mais de uma vogal, a única certeza que temos é que na separação em sílabas, as consoantes que se repetem não podem ficar juntas.

Entender a separação silábica é importante para que a gente consiga também acentuar as palavras de acordo com as regras ortográficas.

Para separar às silabas devemos efetuar a soletração para que possamos assim dar som às letras que irão formar as silabas, e cada uma será pronunciada de uma vez. Para marcar as separações é obrigatória a utilização do hífen.

Vamos relembrar algumas regras para realizar a separação em sílabas: os ditongos (encontro de vogais) e tritongos (encontro de três vogais) não devem ser separados; as vogais hiatos (vogais em sílabas diferentes) devem ser separadas; os dígrafos (ch, lh, nh, qu, gu) não podem ser separados e devem ser acompanhados da vogal.

Se as vogais forem idênticas elas devem ser separadas (SS, AA, OO). Se as palavras forem iniciadas em consoantes cada uma das demais devem ficar com uma sílaba, são chamados de encontro consonantal impuro.

Consulte sempre a gramática para se manter atualizado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Uma das regras da separação em sílabas são as das palavras que possuem duas consoantes iguais, lembram-se de quando tínhamos que dividir às palavras pois a linha do caderno tinha chegado ao fim? É importante saber que para isso é obrigatória a utilização de hífen, pois desse modo sabemos que a palavra termina na linha de baixo.

  2. 2

    Devemos separar obrigatoriamente às letras dígrafos (letras iguais) Exemplo: Carro – Car-ro / Assado – As-sa-do;

  3. 3

    Às vogais hiatos (que contêm junção de duas vogais) Exemplo: Coordenador – Co-or-de-na-dor / Hiato – Hi-a-to

  4. 4

    Separamos as sílabas também nos encontros consonantais (onde as duas consoantes possuem um destaque fonético) Exemplo: Optar – Op-tar / Astro – As-tro

  5. 5

    Devemos ficar atentos pois os dígrafos: ch, lh, nh, gu e qu não podem se separar, desse modo todo vogal deverá acompanhá-los. Exemplo: Lhama – Lha – ma / Esguicho – Es – gui – Cho

  6. 6

    As vogais idênticas devem ser separadas, é importante ressaltar que as vogais ee / uu são consideradas vogais sinerese, pois podem ser consideradas como hiato ou como ditongo, portanto a sua separação fica da seguinte maneira. Exemplo: Compreender / Com – pre- en – der ou Com – preen- der, ambas as separações estão corretas

Comentários
blog comments powered by Disqus