» Família » Educação dos Filhos » Como ser educador infantil

Como ser educador infantil

Galeria
Como ser educador infantil

Para ser professor ou educador é preciso um mínimo de formação, que dará competências e habilidades para ministrar conhecimentos a um determinado grupo estudantil. Assim, para se tornar docente da Educação Infantil faz-se necessário concluir formação de nível médio ou nível superior. Tudo requer muito estudo, muita dedicação e muita coragem e determinação para enfrentar o mercado de trabalho que, assim como em todos os ramos, tem sido cada dia mais competitivo.

Instruções
  1. 1

    Verifique, primeiramente, se há da sua parte vocação para a função, algo que tem um peso muito significante, pois educador sem vocação na profissão escolhida fica frustrado e sem ânimo para trabalhar, provocando falta de rendimento escolar nos alunos. Caso não conheça a rotina da Educação Infantil, procure pesquisar sobre a mesma: como funcionam as salas de aula, quais as maiores dificuldades enfrentadas, tempo de trabalho por dia, tempo de trabalhos extras, sua tolerância para com as pessoas e principalmente para com as crianças, etc. Tudo isso te ajudará na sua escolha profissional.

  2. 2

    Procure se informar quanto aos requisitos para exercer a função de educador infantil, que primeiramente varia de região para região. Só no Sudeste, por exemplo, as leis educacionais do Estado do Espírito Santo só admitem educadores infantis com formação de nível superior em Pedagogia. Já no Rio de Janeiro existem cursos de nível médio na modalidade chamada normal (técnico/profissionalizante), que funciona também como um segundo grau, podendo nele o interessado ingressar após concluir o nono ano do Ensino Fundamental.

  3. 3

    Pesquise os cursos, de acordo com o que oferece o seu Estado Brasileiro, que há em sua região, procurando estudar em um que tenha qualidade e condição de acesso (que seja mais próximo de sua residência). Pense no que é melhor para você quanto à escolha de um curso de nível médio e um de nível superior.

  4. 4

    Ingresse, após suas conclusões de pesquisas, no curso pretendido e dedique-se para o novo ramo educacional. Não se esqueça de que o educador deve estar em constante fase de busca de conhecimento e de atualização, além de determinação para enfrentar os desafios da profissão.

Comentários
blog comments powered by Disqus