» Família » Educação dos Filhos » Como ser professor de faculdade

Como ser professor de faculdade

Galeria
Como ser professor de faculdade

Ser professor numa faculdade é um emprego que exige um certo empenho Na verdade, nem todo o mundo está preparado para enfrentar um trabalho que parece bem mais fácil do que na realidade é. Ensinar na faculdade é um processo bem diferente do ensino médio. Você estará lidando com jovens, que não são mais crianças, mas ainda não são adultos. Para evitar futuros dissabores, confira aqui alguns passos que podem ajudar a melhorar o seu dia a dia profissional como professor de faculdade.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Liderança
  • Atualização constante dos conhecimentos
  • Comunicação
  1. 1

    Deixe bem claro, desde a primeira aula, que o professor é quem manda dentro da sala, seja qual for o argumento em questão. Elabore uma lista de regras e cumprir relativas a horários, comida e bebida, saídas para ir no banheiro e celular.

  2. 2

    Aplique um teste diagnóstico logo no começo do ano escolar. Faça algumas perguntas de cultura geral ou um questionário nesses moldes, de modo a entender quais os interesses dos alunos e seus conhecimentos de um modo geral.

  3. 3

    Seja claro ao explicar a matéria e responda às dúvidas que possam surgir. Quando não souber a resposta a uma dúvida não tente enganar o aluno. Assuma seu desconhecimento e combine que vai descobrir a resposta até à próxima aula.

  4. 4

    Defina as regras de avaliação sem deixar margem para dúvidas. Seja exato nas datas de entrega dos trabalhos e deixe bem claro os critérios de avaliação e a pontuação, para evitar situações imprevistas.

  5. 5

    Não abra exceções. Sempre vai haver um aluno que perdeu o trabalho ou que ficou sem computador na véspera. O prazo estava fixado desde o início, por isso você não deve abrir exceções, ou corre o risco de, em vez de um, ter dez alunos pedido prolongamento do prazo.

  6. 6

    Penalize exemplarmente os alunos que colarem na prova. Esse é o melhor dissuasor de futuros comportamentos do gênero, bem como um olhar atento no momento de realização da prova.

  7. 7

    Use recursos multimídia nas aulas para ajudar a entender a matéria. Na faculdade as aulas nem sempre são apelativas e jogar com imagens é a melhor forma de captar a atenção dos alunos. Vídeos e conteúdos em flash são recursos educativos eficientes num mundo informatizado.

  8. 8

    Promova um ambiente de reflexão e discussão de ideias. Desenvolver o espírito crítico dos alunos é muito importante e os debates são uma forma eficiente de explicar as matérias de um modo mais dinâmico.

Dicas e AVISOS
  • Preste bem atenção nas regras estabelecidas no início do ano, pois elas irão guiar sua atividade.
Comentários
blog comments powered by Disqus