» Família » Educação dos Filhos » Como ser professor do eja

Como ser professor do eja

Galeria
Como ser professor do eja

O professor que lida com a educação de jovens e adultos, ou EJA, tem de que ter um perfil que se difere em muito do perfil dos outros professores. Isso porque o EJA trabalha com adultos com uma opinião já formada sobre uma série de assuntos, bem como com pessoas que muitas vezes tem mais experiência de vida do que o próprio professor. Além disso, é obvio que o aprendizado de certas matérias na maturidade não surte o mesmo efeito do que em faixas etárias mais baixas; soma-se a isso o fator extremamente complicador de que muitos desses alunos trabalham durante o dia e estudam durante a noite.
Compreende-se então que o professor do EJA tem de estar preparado para todo o tipo de contratempo dentro da sala de aula; um dos mais comuns talvez seja o desvio do foco de discussão da matéria para um assunto da vida corrente, que acaba por despertar mais o interesse dos alunos. O educador pode valer-se dessas situações para tentar articular a sua matéria de forma um pouco mais aberta e quase lúdica. Dessa forma os projetos educacionais não devem ser fixos e imutáveis, antes devem ser flexíveis para abrangerem temas relevantes para os alunos. Observa-se também o caráter altamente dialógico que há no processo educacional no que tange ao EJA, isso porque o professor é também um trabalhador e se identifica com seu aluno. Importa que o educador saiba instigar e problematizar sempre buscando temas atuais que sejam pertinentes à realidade socioeconômica e cultural do aluno.
É importante que se compreenda que o tratamento de um aluno adulto não pode ser como o de uma criança, assim o respeito entre aluno e professor é a chave para um bom desempenho em sala. Nota-se que na educação de jovens e adultos há um maior comprometimento por parte dos alunos, isso porque eles compreendem a funcionalidade da educação para a vida prática, inclusive muitos deles estão ali para galgar um posto melhor no trabalho, ou incrementar seu currículo.
Assim, o professor deve estar consciente que ao se envolver com a educação de jovens e adultos o seu principal papel é reparar as deficiências dos seus alunos no âmbito da educação, além de firmar nesses indivíduos o papel do cidadão para que esses desenvolvam um senso crítico nítido e apurado sobre temas relevantes como política, trabalho, cidadania, problemas sociais, etc.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Trate o seu aluno como um igual, tente mostrá-lo valores importantes como cidadania e consciência política.

Comentários
blog comments powered by Disqus