» Família » Educação dos Filhos » Como ser professor etec

Como ser professor etec

Galeria
Como ser professor etec

O Centro Paula Souza é responsável por mais de 200 escolas técnicas no estado de São Paulo e 51 faculdades de tecnologia, surgiu em 1969. Suas escolas técnicas (Etecs) atendem a mais de 150 cidades incluindo capital, interior e litoral por todo o estado, e oferece cursos para alunos cursando o ensino médio ou que já o tenham concluído, sendo esses presenciais ou semipresenciais. Dentre os mais de 100 cursos oferecidos encontramos cursos nas áreas de administração, agropecuária, indústria e serviços, que são reestruturados constantemente a fim de atender as exigências do mercado de trabalho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Por causa da grande procura pelos cursos ofertados gratuitamente, para ingressar em um desses cursos é necessário ser aprovado por um vestibulinho, normalmente realizado 2 vezes ao ano, no meio e no final do ano letivo. A relação candidato vaga varia bastante de acordo com o curso e localidade.

    Devido ao ensino de qualidade e a estrutura oferecida pelo Centro, isso atrai diversos candidatos às vagas. Porém, não é apenas para ser aluno das Etecs que existe concorrência, para se tornar professor também existe uma concorrência bem acirrada.

    O que tem atraído os professores além do salário diferenciado (R$ 12,43 a hora/aula para professor inicial) em relação aos demais profissionais da categoria do estado é a estrutura, os cursos de aperfeiçoamento que são disponibilizados gratuitamente e a possibilidade de se fazer carreira. Existem concursos internos entre professores do Centro que visam premia-los com cursos de formação em outros países, como nos Estados Unidos sendo possível treinar outro idioma enquanto se atualiza na área de educação.

    Para ingressar como professor é preciso passar por um concurso que se inicia com a divulgação da vaga pela Etec, por exemplo, a Etec Getúlio Vargas de São Paulo pode divulgar uma vaga para o curso de administração, enquanto a Etec Dra. Ruth Cardoso de São Vicente divulga uma vaga para o curso de informática simultaneamente.

    As inscrições são realizadas na própria escola nas datas e horário divulgados, normalmente há uma taxa de inscrição cobrada para cobrir despesas com materiais. O concurso é dividido em 3 etapas. A primeira, composta de prova escrita com questões alternativas, a segunda uma prova didática e a terceira uma prova de títulos. Somente após aprovado nessas etapas o professor assumirá as aulas para qual prestou concurso.

    Quem tem interesse em concorrer às vagas para professor é preciso estar sempre atento, pois elas podem ser divulgadas a qualquer momento, porém nos finais dos semestres letivos esse índice é maior. No momento existem algumas vagas abertas que podem ser acompanhadas pelo site do Centro Paula Souza www.centropaulasouza.sp.gov.br, ou pelo site da própria Etec.

Comentários
blog comments powered by Disqus