» Família » Educação dos Filhos » Como ser professor eventual

Como ser professor eventual

Galeria
Como ser professor eventual

Os professores eventuais contribuem para o bom funcionamento escolar, pois na falta do professor efetivo os alunos não ficam sozinhos e ociosos. O professor eventual consegue manter um vínculo afetivo com todos os alunos, por não ter sua própria turma ele circula por todas as salas de aula e conhece todos os alunos. Essa experiência é muito positiva para o professor iniciante , pois consegue trabalhar com várias turmas ao mesmo tempo, trazendo para si uma bagagem de experiência.
Participe sempre de reuniões mesmo que a sua presença não seja necessária. Trate com cordialidade seus colegas de trabalho, pois você vai aprender muito com a experiência deles. Dirija-se ao diretor (a) respeitando a hierarquia, nunca se esqueça de manter uma boa relação com os inspetores(as) de alunos, pois são eles que coordenam a distribuição dos eventuais para as salas de aula.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Jaleco de professor
  • Canetão ou giz
  • Diários
  • Caderno e livros
  • Apagador
  • Jogos educativos
  • Projetos
  1. 1

    Verifique qual o ciclo que você pode atuar.
    ciclo I que vai do 2º ao 5º ano do ensino fundamental ou ciclo IIque vai do 6º ao 9º ano e ensino médio. Tudo isso vai depender da sua formação acadêmica

  2. 2

    Prepare suas aulas antes de entrar em sala, seu projeto tem que ser curto, pois você tem apenas 1 aula para aplicá-lo.

  3. 3

    Sempre aplique algo para os alunos fazer. Nunca deixe-os ociosos, lembre-se que são 50 minutos para você controlar a sala.

  4. 4

    Ao entrar em sala de aula se for seu primeiro dia , apresente-se , exponha o projeto a ser trabalhado e qual o objetivo do mesmo

  5. 5

    Você pode aplicar tarefas individuais ou em grupo, isso vai depender do conteúdo do seu projeto.

  6. 6

    Peça ao alunos que separem um caderno para a “materia de projeto”, e que eles tragam todos os dias , pois não dá para saber qual o dia que você vai trabalhar com essa turma.
    Próximo ao final de cada aula, reserve alguns minutos para vistar o caderno de cada aluno, isso vai incentivá-lo a participar das atividades aplicadas,
    reserve um diário para cada sala e registre a presença ou ausência de cada aluno e marque os alunos que fizeram as tarefas, isso vai ajudar no seu controle.

  7. 7

    Combine com a direção e os professores da sua escola de aplicar no final de cada bimestre ou de cada ciclo uma nota aos alunos que participaram do seu projeto.

Dicas e AVISOS
  • Fique atento as datas de inscrições nas diretorias de ensino, são abertas 2 vezes ao ano e você pode se inscrever em mais de uma diretoria de ensino aumentando assim suas posibilidades de trabalho. Estudantes de ensino superior em curso de licenciatura também pode se inscrever. Verifique a documentação necessária exigida.
Comentários
blog comments powered by Disqus