» Família » Educação dos Filhos » Como ser professor hoje

Como ser professor hoje

Galeria
Como ser professor hoje

Todo mundo sonha em ser algo de importante na vida. Alguns sonham em ser médico, outros advogados e muitos outros professores. Temos sempre conosco a imagem de um professor, seja ele do primário, colegial ou faculdade, que fica pra sempre em nossa memória. Lembramos também do pior, ou do famosos professor carrasco. Mas o que as pessoas se perguntam é: será que seria interessante, se eu fosse professor? Desde cedo o professor faz parte de nossas vidas. Algumas pessoas ja chegaram até a se apaixonar por professores, mas a vedade é, será que ser professor hoje em dia, é uma tarefa difícil? Tentarei explicar da melhor maneira os principais passos para se tornar um professor nos dias atuais, onde a nova geração tudo sabe sobre ipod´s ou ipad´s, mas não sabem sequer o significado da palavra inflação.

Instruções
  1. 1

    Antes de mais nada é necessário fazer um curso superior na área de humanas ou em alguns casos exatas. Cursos como Geografia, História, Biologia, Matemática, Letras ou até mesmo Química, permitem que pessoas estejam licenciadas a lecionar suas respectivas matérias em escolas, sejam elas particulares ou públiicas, para qualquer faixa etária, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Professores que desejam ensinar em creches ou primários, deverão especializar nessa área, ou seja, anteriormente a universidade, é necessário o curso de magistério já no ensino médio. Após os anos de estudo, a pessoa poderá ser considerada um professor.

  2. 2

    Depois da conclusão do curso, o recém-formado estará pronto para lecionar, mas será que esse ex-universitário estará preparado para os desafios que uma escola traz? Essa é uma pergunta muito complexa que varia de pessoa para pessoa, mas para ser um bom professor hoje em dia, o próprio deve estar sempre informado e antenado as novas tendências mundiais. A utilização de mídias e similares auxiliam e muito a interação do professor com a sala de aula. Todo o professor deve, por profissionalismo, dominar todas as informações sobre a materia lecionada, pois assim, será mais fácil a persuasão para com os alunos e também a recepção dos mesmos, evitando desconfios ou desavenças. É exigido também o maior grau de respeito possível para com todas as pessoas, independentemente de cor, credo ou religião. O papel do docente é ser o exemplo. Ele deve "refletir" todas as ações a se tomar, uma vez que o próprio é considerado por muitos como "o segundo pai ou mãe". Outro fator importante é a distância entre a vida profissional e pessoal. Problemas externos poderão influenciar negativamente dentro de sala de aula. Respeitar os limites e os conhecimentos individuais de cada aluno também é um fator primordial. Ditadorismo ou radicalismo são costumes pertencentes a décadas passadas, não sendo mais aturados ou compreendidos nos dias atuais. Quanto mais flexível, melhor. E finalmente a dedicação e amor a profissão. Estes são os tópicos principais neste ramo. Pessoas que realizam este tipo de função, sem um desses tópicos, raramente conseguem sucesso na carreira.

Comentários
blog comments powered by Disqus