» Família » Bem-Estar da Família » Como socorrer pessoas em caso de hipotermia

Como socorrer pessoas em caso de hipotermia

Galeria
Como socorrer pessoas em caso de hipotermia

O ser humano necessita, para viver, de manter sua temperatura constante, nos 37ºC. Quando é exposto, de forma prolongada, a ambientes frios e molhados, sem que haja uma vestimenta adequada, o ser humano corre o risco de que a sua temperatura desça abaixo dos 35ºC, podendo entrar em hipotermia. Hipotermia acontece, portanto, quando a temperatura corporal desce abaixo dos 35ºC, e acarreta várias consequências, designadamente tremores, sensação de dormência nas mãos e nos pés, lábios com coloração azulada e inchaço da cara. As consequência mais graves da descida de temperatura incluem queimaduras, falência cardiorespiratória e falência orgânica.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Mantas e cobertores
  • Termômetro
  • Bebidas quentes
  1. 1

    Hipotermia é uma condição clínica grave que pode conduzir à morte, se não for atempadamente tratada. Para se certificar de que existe realmente hipotermia, você deve avaliar a temperatura corporal. Se esta for inferior a 35ºc, então você está perante um caso de hipotermia. Se, porventura, você não tiver nenhum medidor de temperatura, existem outros sinais que indicam hipotermia (lábios azulados, corpo frio, presença de tremores). Se a vítima estiver inconsciente ou com queimaduras, chame imediatamente o pronto-socorro.

  2. 2

    Depois de confirmado a hipotermia, a sua intenção principal deverá ser promover o reaquecimento da vítima. Este reaquecimento deverá ser progressivo para evitar choques térmicos, que poderiam causar na vítima disfunções cardíacas. Assim, a sua primeira ação deverá ser colocar a vítima num local seguro, quente e abrigado de chuva e vento.

  3. 3

    Seguidamente, coloque a vítima na posição de deitada (para se certificar de que o sangue circula pelos órgãos vitais, como o cérebro), e deixe que ela assim permaneça.

  4. 4

    Se a vítima estiver com roupas molhadas, substitua-as por roupas secas e quentes ou cobra-a com mantas. Se não tiver outras roupas, você pode massajar ativamente o corpo da vítima e abraça-la (a temperatura quente do seu corpo ajudará a subir a temperatura da vítima).

  5. 5

    Um banho de água morna é muito útil na subida da temperatura. Lembre-se de que a água do banho não poderá estar muito quente, pois há o risco de choque térmico.

  6. 6

    Forneça à vítima líquidos quentes para beber. Jamais dê bebidas alcoólicas, pois elas prejudicam a circulação sanguínea, agravando a hipotermia.

  7. 7

    Monitore os sinais vitais da vítima, Esteja, desta forma, atento às batidas cardíacas e à respiração da vítima. Se considerar que as suas ações não estão surtindo efeito e de que o seu estado clínico se está agravando, chame o pronto-socorro e, se necessário, faça ressuscitação cardio-pulmonária.

Comentários
blog comments powered by Disqus