» Família » Bem-Estar da Família » Como socorrer pessoas em casos de desmaio

Como socorrer pessoas em casos de desmaio

Galeria
Como socorrer pessoas em casos de desmaio

Mais vale prevenir do que remediar, já diz a sabedoria popular.
É que não sabemos como vai ser o dia de amanhã, que, por qualquer capricho do destino, nos pode colocar numa situação delicada em que temos de socorrer alguém, conhecido ou desconhecido. E se essa situação ocorrer, a vida dessa pessoa pode estar nas nossas mãos.
Imagine que está na paragem do ônibus e a pessoa ao seu lado desmaia. Você é a pessoa mais próxima e, como bom samaritano, não deve deixar de a ajudar.
O desmaio é a perda de consciência temporária e repentina, devida à diminuição de sangue e oxigênio no cérebro. Pode acontecer devido a várias causas, como por exemplo a falta de ingestão de alimentos, emoção, susto, um ambiente fechado e quente ou mudança brusca de posição, e por isso acontecem mais vezes do que pensamos. Saiba como proceder para socorrer uma pessoa num caso de desmaio.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A primeira coisa a fazer para socorrer uma pessoa desmaiada é manter vítima na posição horizontal, mas garantindo que sua cabeça e ombros estão em uma posição mais baixa em relação ao resto do corpo. Deve, para isso, erguer-lhe as pernas, por exemplo.

  2. 2

    A cabeça da vítima deve também ser colocada de lado. Isso não só vai facilitar a sua respiração, como vai evitar qualquer possbilidade de asfixia, caso ocorra algum vómito.

  3. 3

    Deverá também abrir-lhe o casaco ou afrouxar os botões da camisa, para melhorar a circulação do sangue. Se estiver num espaço fechado, abra as janelas e certifique-se que o local é bem ventilado.

  4. 4

    Normalmente, vemos nos filmes as pessoas a atirar água para o rosto das pessoas desmaiadas. Não faça isso. Passe antes com um pano úmido nas têmporas da vítima para a refrescar.

  5. 5

    Também não sacuda a vítima, não lhe dê álcool para beber nem a faça respirar amoníaco ou outro produto semelhante.

  6. 6

    Após desmaiar, o fluxo sanguíneo para o cérebro é restabelecido em 2 minutos, mais ou menos, e a vítima recuepra a consciência. Ela não se deve levantar logo, bruscamente, mas antes permanecer sentada algunas minutos, para se ir habituando à posição vertical.

  7. 7

    Após a vítima estar em pé e restabelecida, ofereça-lhe um copo de água para se refrescar.

  8. 8

    Independentemente do que causou o desmaio, é importante procurar ajuda. Mas a maior parte dos desmaios tem causa desconhecida e não é nada de muito perigoso nem preocupante. O desmaio é apenas um mecanismo de defesa do organismo.

Dicas e AVISOS
  • Estes procedimentos não substituem cuidados médicos especializados. Em caso de desmaio, a vítima deve sempre consultar o médico e transmitir-lhe o que se passou.
  • Se tiver desmaios recorrentes, deverá consultar o seu médico.
Comentários
blog comments powered by Disqus