» Família » Bem-Estar da Família » Como socorrer pessoas em casos de hipotensão

Como socorrer pessoas em casos de hipotensão

Galeria
Como socorrer pessoas em casos de hipotensão

Pressão arterial refere-se à força com que o sangue é bombeado através dos vasos sanguíneos, e tem como objetivo assegurar a chegada de nutrientes e oxigénio às células. Hipotensão refere-se à pressão arterial baixa e tem como consequência uma menor chegada de sangue (e consequentemente de nutrientes e oxigénio) aos órgãos, incluindo o cérebro. Por esse motivo, as pessoas hipotensas podem sentir visão turva, vertigens, palpitações e podem chegar mesmo a desmaiar. Todos estes sintomas resultam de uma tentativa do organismo para compensar a baixa perfusão tecidular, resultante da pressão arterial baixa, e não significa doença grave. Várias pessoas do mundo sofrem de pressão arterial baixa, mas isso não implica que uma doença grave esteja na origem; muitas vezes, a hipotensão não é uma doença, mas uma condição clínica usual.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se você se deparar com alguém se sentindo mal com vertigens, náuseas, visão turva, estiver suado e prestes a desmaiar, então essa pessoa pode estar com a pressão arterial baixa. Mantenha a calma, ampare a vítima e leve-a para algum lugar seguro e resguardado.

  2. 2

    Deite a vítima de barriga para cima, com as pernas elevadas. Esta atitude irá favorecer a descida do sangue até ao cérebro, facilitando a irrigação sanguínea. Esta é uma posição adequada para pessoas que estejam inconscientes ou prestes a desmaiar.

  3. 3

    Em alternativa à posição anterior, se a vítima estiver acordada e preferir, você pode ajuda-la a colocar-se sentada, com a cabeça encostada nos joelhos. Tal como a posição anterior, esta postura também favorece a irrigação sanguínea ao cérebro.

  4. 4

    Normalmente, após você colocar a vítima nas posições atrás descritas, ela acordará ou recuperará integralmente os seus sentidos cerca de 1 a 2 minutos após o desmaio. Nessa altura, peça à vitima que permaneça mais alguns minutos na mesma posição, de modo a certificar-se que não haverá outro desmaio.

  5. 5

    Não tente abanar a vítima, nem dar-lhe a cheirar álcool ou outros cheiros fortes. Essas atitudes podem prejudicar a saúde da vítima.

  6. 6

    Quando a vítima tiver em condições de se levantar, ajude-a a fazê-lo bem devagar. Movimentos bruscos podem provocar alterações de pressão sanguínea e prejudicar a irrigação cerebral, ocasionado novo desmaio.

  7. 7

    Forneça líquidos para a vítima ingerir. Promova um ambiente calmo e equilibrado, enquanto a vítima se restabelece.

  8. 8

    Se a vítima, porventura, não acordar do desmaio, ou se estiver confusa e desorientada, chame imediatamente o pronto-socorro. Enquanto a assistência médica não chega, vigie a respiração e os batimentos cardíacos da vítima. Esteja preparado para fazer, se necessário, reanimação cardiorespiratória.

Comentários
blog comments powered by Disqus