» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como soldar com solda elétrica

Como soldar com solda elétrica

Galeria
Como soldar com solda elétrica

A soldagem com solda elétrica a arco é uma arte e uma ciência que não é fácil para quem não tem prática. É preciso ter alguma bagagem nesse tipo de atividade para evitar os riscos associados e para fazer um trabalho perfeito na ligação de metais com solda elétrica em arco.

Vale a pena aprender se você gostar e tomar jeito para esse tipo de atividade, pois dessa forma você vai poupar muito dinheiro em artigos que queira construir ou reparar. Não se esqueça nunca que, para fazer este tipo de trabalho, existem vários riscos associados que você vai ter de ter em conta e de se salvaguardar, usando equipamentos de proteção. Proteja seus olhos com uma viseira própria, suas mãos com luvas adequadas e seu corpo com um avental que seja grosso o suficiente para proteger você de limalhas de metal e faíscas que se soltem no processo.

Se já está a postos comece e aprenda nesse artigo como soldar com solda de arco elétrica.

Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar, escolha e coloque o eletrodo adequado ao tipo de metal que você pretende soldar.
    Coloque o eletrodo no suporte para ele e gire a alça de forma a apertar o mesmo e fixá-lo bem.
    Ligue a solda à terra através da bancada de trabalho ou da peça de metal que você vai trabalhar.

  2. 2

    Está agora no momento de vestir seu equipamento de proteção e se preparar para o trabalho de forma segura.
    Use avental e luvas de couro e, se possível, use roupa de couro também, um capacete com viseira incorporada, botas de couro e de preferência com biqueira de aço. Tente escolher umas calças sem bainha. Para maior proteção use também óculos com proteções laterais por baixo da viseira.

  3. 3

    Escolha em primeiro lugar a corrente própria para o tipo de solda que vai executar e, enquanto isso, ligue a solda tendo sempre muito cuidado para não tocar em nada em volta. Pratique o arco no pedaço de metal com o eletrodo energizado.

    Basicamente, para que perceba o processo do que está fazendo, você está criando um circuito elétrico de corrente que passa da solda para o eletrodo, depois do pedaço de metal para o fio terra e de volta para a máquina de solda. Esse processo vai criar um calor intenso que vai fundir o electrodo na peça de trabalho. Raspe o eletrodo levemente na peça de metal tal como se estivesse acendendo um fósforo para criar o arco.

    Não deixe o elétrodo muito perto da peça de metal ou ele vai ficar com metal agarrado e você terá de arrancar ele e tentar novamente. Mantenha aproximadamente um ângolo entre os dois de 10 a 30 graus. A distância deve ser de aproximadamente 1 mm.

Comentários
blog comments powered by Disqus