» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como Soldar Ferro Fundido

Como Soldar Ferro Fundido

Galeria
Como Soldar Ferro Fundido

O ferro fundido é uma espécie de liga de ferro misturada com elementos constituídos de carbono e silício. Não muito diferente do aço, este tipo de ferro é uma liga metálica composta por ferro, carbono e silício. São três os principais tipos em que este material se divide: nodular, cinza e branco.

A técnica de soldagem do ferro fundido é bastante delicada. Isso porque neste tipo de material há um teor muito grande de carbono, o que provoca eventuais quebras ou trincas em produtos que são feitos com este material. No entanto, ele pode ser recuperado até com certa facilidade contanto que se use o eletrodo revestido e um adequado procedimento em cada aplicação.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando se tem o intuito de soldar o ferro fundido é necessário, de preferência, que seja utilizado um eletrodo à base de níquel. De todas as técnicas, a que mais se utiliza é a solda a frio, onde o soldador pratica cordões curtos, martelados e alternados. Alguns dos benefícios, como você poderá notar, que este processo traz são a falta de risco que se apresenta em relação ao superaquecimento da peça. São aliviadas tensões criadas pelo procedimento. Também se evita, desta maneira, que o cordão posicionado próximo à solda se quebre.

  2. 2

    Há um caso que é bastante comum quando se fala de manutenção, trata-se do desgaste que as peças sofrem no ferro fundido. Estas também podem ser reavidas com uso de eletrodos confeccionados à base de níquel. É importante que depois elas sejam usinadas, isto deve ser feito na medida de antes. Lembre-se de pensar bem em cada produto que será utilizado.

  3. 3

    Lembre-se sempre, previamente à soldagem do ferro fundido, é bastante desejável voltar à superfície sobre a qual soldá-lo e deixá-la de maneira lisa e limpa. Com a superfície limpa é assegurada uma qualidade razoável na soldagem e isso também impede a trinca ou quebra. O processo de fundição deste material pode ser de quatro maneiras distintas Entenda.

    *Ele pode ser feito com o pré-aquecimento, sem pré-aquecimento. Pode ser feito com rachas na vedação e após isso o auxílio da soldagem. E finalmente com o Método studding, que se trata sem dúvida alguma do método mais complexo entre os quatro e exige alto nível de concentração e de habilidade do profissional.

    É recomendado que não se faça o processo de pré-aquecimento para objetivos domésticos. O pré-aquecimento, no entanto, no caso do ferro de solda de aço é bastante eficaz.

Comentários
blog comments powered by Disqus