» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como solicitar segunda via do CPF

Como solicitar segunda via do CPF

Galeria
Como solicitar segunda via do CPF

O cadastro de pessoas físicas, CPF, é um documento necessário para inúmeras transações efetuadas em território brasileiro. O documento é intransferível e cada possa pode ter seu registro efetuado como contribuinte da receita federal.

A partir do momento em que a pessoa é registrada no cadastro de pessoas físicas, ela receberá um número e dependendo da forma como foi feita a inscrição, mediante a um pagamento de uma taxa, a pessoa recebe um cartão com seus dados emitidos pela receita federal.

Uma vez que não existem limitações quanto a idade, até uma criança recém nascida pode ter seu numero de CPF, se isso for solicitado pelos maiores responsáveis. Tanto brasileiros como estrangeiros podem solicitar o CPF junto a receita federal, de diversas maneiras. Residentes no Brasil ou até mesmo no exterior.

A pessoa que possui o cartão não é obrigada a carregar consigo, mas se perder o cartão deverá tirar uma segunda via do documento.

Quem deseja tirar uma segunda via do CPF por perda, roubo ou quiser trocar o antigo cartão de papel pelo moderno cartão de plástico, deve seguir os seguintes procedimentos:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A pessoa deve se dirigir até uma agencia do Banco do Brasil, agencia da Caixa Econômica Federal ou agencia dos correios. Necessita ser paga uma taxa de R$5,70, referente à confecção do novo cartão. A pessoa que tiver 16 anos ou mais deve levar os seguintes documentos: Documento de identificação e um documento que comprove a inscrição no CPF.

  2. 2

    As pessoas físicas menores de 16 anos, que sejam tutelados, curatelados ou outras pessoas físicas sujeitas a guarda judicial devem proceder com os seguintes documentos: documento de identificação do titular da inscrição, documento de identificação do representante legal do titular da inscrição do CPF, documento que comprove direito em representar o titular do CPF.

  3. 3

    A solicitação pode ser feita por procuração com documentos de identificação do procurador e do titular do cadastro no CPF, além da procuração legalizada.

  4. 4

    No site da receita federal existem meios de imprimir o comprovante para as seguintes categorias: contribuintes que não apresentaram a declaração de imposto de renda nos últimos dois anos, contribuinte que apresentou pelo menos uma das declarações dos últimos dois anos e contribuintes que mediante a um cadastramento anterior em uma das agencias dos correios ou bancos do Brasil e caixa econômica federal obtiveram um código de acesso para atendimento via internet.

  5. 5

    Os contribuintes que solicitaram a segunda via por meio de alguma representação diplomática brasileira no exterior, também geram um código de acesso ao atendimento no site da receita federal.

Comentários
blog comments powered by Disqus