» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como somar a nota do Enem

Como somar a nota do Enem

Galeria
Como somar a nota do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é realizado anualmente para qualificar o nível de aprendizado dos alunos que estão saindo do colégio. Além disso, a nota do exame também pode ser usada para garantir bolsas de praticamente todos os cursos nas faculdades privadas, através do PROUNI.

A prova do Enem é constituída de questões elaboradas com base naquilo que os alunos aprendem em todo o período do ensino médio, divididas em disciplinas como matemática, português, história, geografia, biologia, química, física, e uma redação, que tem um valor bem alto nos quesitos de avaliação do exame.

A nota do Enem não é única, ela é dividida entre as disciplinas e a redação. Confira abaixo como calcular a nota do Enem.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O conteúdo cobrado no exame é dividido nos temas Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Cada um destes temas, incluindo a redação, recebe uma nota.

    Mesmo tendo todas as notas de cada disciplina, não será possível calcular exatamente a nota do Enem. Lembrando que o Inep, o órgão responsável pela nota de cada candidato, não publica a nota integral, apenas divulga a nota de área de conhecimento.

    A nota divulgada não diz respeito ao número de questões que a pessoa acertou na prova, pois é avaliada a consistência das respostas e também, considerado o nível de dificuldade de cada questão.

    Portanto, pode acontecer de duas pessoas acertarem o mesmo número de questões, porém ter médias diferenciadas.

  2. 2

    Normalmente, a média dos alunos que prestam prova para o Enem fica em 500 pontos.

    Isso quer dizer que quanto mais superior a esta média for a nota de alguém, melhor foi o seu desempenho na prova.

    Para chegar a sua média é simples, basta somar todas as notas obtidas nas áreas de conhecimento que foram cobradas no exame.

    Se a sua nota estiver abaixo de 500 pontos isto significa que o seu desempenho foi abaixo da média.

  3. 3

    Já as pessoas que somaram 500 ou até 600 ponto podem considerar que estão dentro da média e obtiveram uma nota regular. Quem conseguiu atingir de 700 a 900 pontos, teve um bom aproveitamento do exame e está muito acima da média.

    Quanto mais alta for a nota de uma pessoa mais chances ela tem de conseguir uma bolsa integral ou parcial em uma instituição de ensino privado, uma vez que a sua nota pode se sobressair a dos outros candidatos para a vaga de um determinado curso como, por exemplo, direito, que é bastante concorrido.

    Quem deseja ingressar na faculdade tem no Enem uma possibilidade de alcançar este objetivo. Por isso é importante se preparar para a prova.

Dicas e AVISOS
  • Some todas as notas das áreas de conhecimento avaliadas
  • Nem sempre a média de cada área corresponde ao número de questões que a pessoa acertou na prova.
Comentários
blog comments powered by Disqus