» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como somar horas extras

Como somar horas extras

Galeria
Como somar horas extras

Está encontrando dificuldade para somar as suas horas extras? Então esse artigo poderá ajudá-lo. Fique atento às informações abaixo e aprenda a somar as suas horas extras.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para podermos calcular o valor de uma hora extra, será preciso que a gente descubra qual é o valor da sua hora trabalhada. Isso é quantas horas por dia você tem trabalhado. Então, para esse processo chamaremos esse procedimento de salário-hora. Em busca desse resultado será preciso anotar em um papel o seu salario atual. Com ele poderemos descobrir quanto você ganha por hora. Com papel e caneta em mãos divida o seu salário por 220. Só para você entender, esse 220 é equivalente ao total de horas trabalhadas por mês. Dividiu essa conta? Então esse é o resultado do seu salário-hora.

    Passado esse procedimento, pegue o seu salário-hora e acrescente 50%. Esse 50% é o percentual da hora extra. Agora iremos multiplicar o valor de uma hora extra pelo número de horas que você trabalhou. Depois disso o total que está no papel é o que você irá receber, junto com o seu salario mensal.

    Se você ganhou R$ 600 reais e fez 20 horas extras nesse mês, para saber quanto você receberá deverá fazer o seguinte: a primeira coisa a se fazer é acha o valor do salário-hora que é o salário total dividido por 220.

  2. 2

    Vamos aos cálculos:

    R$ 800,00/220 = 4,00
    Esse é o valor do seu salário-hora. Agora iremos achar o valor da sua hora extra. Pegue esse valor acima e some com mais 50%. Veja o exemplo:

    4,00+50% = 5,50
    Esse é o valor da sua hora extra. Para você saber quanto irá receber por todas as horas extras trabalhadas durante o mês, será preciso multiplicar esse valor pelas horas trabalhadas a mais.

    5,50x20 = 110,00
    Então, você terá 110 reais a mais a receber por hora extra.

  3. 3

    Não se esqueça que 220 correspondem ao total de horas trabalhadas por aqueles funcionários que trabalham 8 horas por dia. Essa conta serve também para aqueles que trabalham 44 horas por semana. Mas é importante saber que o porcentual de hora extra pode ser bem maior do que 50%. Mas isso dependerá da convenção, então verifique no seu sindicato esse valor.

    Eu tenho direito ao adicional noturno?
    Só têm direito a receber adicional noturno, todos os funcionários que trabalham entre as 10 horas da noite até as 5 horas da manhã. O valor para esses funcionários é de no mínimo 20% e o valor para os rurais é de 25%. Pode ser que os acordos coletivos estabeleçam percentuais ainda maiores. Ah, e o adicional noturno para os rurais é de 21 horas a 5 horas da manhã.

    Fique sabendo que a lei trabalhista determina que em caso de falecimento, o trabalhador poderá faltar ao seu serviço. Não se preocupe, pois a empresa não descontará essa falta no seu salário. Caso isso aconteça o trabalhador deverá cobrar esse pagamento da empresa.

Comentários
blog comments powered by Disqus