» Tecnologia » Software » Como somar no excel

Como somar no excel

Galeria
Como somar no excel

O artigo pretende demonstrar a utilização da função SOMASE para realização de somas com argumentos, como veremos a seguir.

Instruções
  1. 1

    A função SOMASE permite somar 3 ou mais argumentos, por exemplo:

    • Argumento 1: Será o intervalo de células que contém o critério especificado;
    • Argumento 2: Critério que deverá ser adotado para efetuar a soma, podendo ser uma palavra ou até mesmo uma expressão.
    • Argumento 3: Pode ser traduzido como o intervalo de células que contém os valores a serem somados.

    Para utilizar a função SOMASE, deverá conhecer as funções básicas como: soma multiplicação, divisão e subtração.

  2. 2

    Você poderá optar por 2 caminhos para utilizar a função SOMASE:
    Você poderá ir com o cursor até o ícone chamado Inserir Função localizada na barra de formulas e clicar 1 vez, ao clicar irá abrir uma caixa de dialogo pedindo para inserir a função, você poderá escrever a função ou parte de no campo que está escrito (digite uma breve descrição do que deseja fazer e clique em 'Ir').

    Na caixa de dialogo inserir função você também poderá utilizar a ferramenta (ou selecione uma categoria), com esta ferramenta poderá selecionar as funções, ou seja, financeira, data e hora, estatística, dentre outras. Essa ferramenta ajuda muito o usuário, porque muitas vezes ele precisa usar uma formula para determinada área da matemática porem não sabe como descrevê-la.

    Abaixo da ferramenta seleção por categoria, você terá acesso um grande campo com todas as funções, mas todas as funções apareceram desde que selecione na ferramenta citada no parágrafo anterior TODAS para que seja possível a visualização de todas as formulas.

    Com a caixa de dialogo aberta, vá até o campo com todas as formulas abilitadas e selecione a função SOMASE e logo em seguida deverá clicar em OK.

    Quando clicar em OK, irá abrir outra caixa de dialogo com o nome (argumentos da função), deverá ir até o campo nomeado com a função SOMASE e preencher os campos, o primeiro campo é o intervalo que é mesmo que referência, o segundo campo é de critérios ou também conhecido como qualquer e por fim o campo intervalo de soma.

    Para inserir os dados na caixa de dialogo argumentação de função é simples, porque quando clicar no campo, abaixo aparecerá toda a explicação sobre o mesmo e o que deverá ser colocado para preenchê-lo.

    Após o preenchimento da caixa de dialogo explicada no parágrafo acima, deverá clicar em OK para finalizar.


  3. 3

    Outro modo de inserção na função SOMASE é através da barra de formulas em que você poderá digitar manualmente a função, é claro para esta modalidade deverá ter um conhecimento maior sobre funções do Excel.

Comentários
blog comments powered by Disqus