» Tecnologia » Software » Como somar uma coluna no Excel

Como somar uma coluna no Excel

Galeria
Como somar uma coluna no Excel

O Microsoft Office Excel é um dos melhores programas de planilhas eletrônicas existentes no mundo. Mais conhecido como “Excel”, ele é capaz de realizar desde cálculos simples como somas, subtrações, multiplicações e divisões a complexas fórmulas matemáticas. Tudo isso para facilitar a vida dos usuários que precisam organizar seus dados de maneira simples e eficiente.

Para facilitar a manipulação das informações, os dados no Excel ficam organizados por meio de linhas e colunas que se cruzam onde pode-se realizar diversos tipos de operações. Neste artigo você irá aprender como realizar a soma dos valores contidos em uma coluna utilizando as fórmulas disponíveis no programa. Para isso basta seguir os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Após montar a sua planilha com os dados que deseja somar você poderá utilizar diversas maneiras para se somar os valores da coluna. O primeiro deles é utilizar o botão “Auto soma”. Através desta opção você poderá somar e também realizar algumas outras operações simples no Excel somente pressionando-o sem a necessidade de inserir fórmulas no programa. Para utilizá-lo, selecione o intervalo de dados que deseja somar (no exemplo contido na imagem o intervalo de dados é o espaço entre as células C4 e C10) deixando uma célula vazia no final da seleção, nesta célula será inserido o resultado da soma realizada pelo programa. Para criar a seleção basta clicar e segurar o botão direito do mouse sobre a primeira célula da seleção e em seguida arrastá-lo até a última célula da seleção (no exemplo contido na imagem queremos somar os valores do intervalo na célula C11, portanto selecionaremos o intervalo C4:C11). Logo após clique no botão “Auto soma” e pronto! O valor somado irá ser inserido automaticamente na última célula da sua seleção.

  2. 2

    Outra maneira de realizar este processo é usar a fórmula “=Soma”, para isso basta clicar na célula onde deseja que seja exibido o resultado de sua soma (no exemplo, a célula C11) e digitar a fórmula inserindo o espaço de dados o qual deseja somar, por exemplo: “=SOMA(C4:C10)” e em seguida pressionar a tecla “Enter”. O resultado será exibido automaticamente na célula onde foi digitada a fórmula.

  3. 3

    Para somar apenas células com conteúdos específicos você poderá digitar a soma diretamente, isto é, basta escolher quais as células que deseja somar e inserir o comando “=X+X”, onde o “X” representa as células o qual desejamos somar. No exemplo da imagem, caso você queira somar apenas o valor do carro e do cartão, basta inserir a fórmula: “=C4+C5” e em seguida pressionar a tecla “Enter” para que o Excel mostre o resultado.

Dicas e AVISOS
  • Para maiores informações sobre fórmulas do Excel consulte a seção de ajuda do programa clicando no ícone “Ajuda” que é representado por um símbolo de uma interrogação.
Comentários
blog comments powered by Disqus