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Como tabular dados no excel

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Como tabular dados no excel

Tabular dados no Excel é uma competência muito importante, e o programa é bastante simples de usar mesmo para leigos em informática.
Além de ser um requisito para empregos em várias áreas - da mesma forma que outras ferramentas do pacote Office, como o Microsoft Word - o Excel é muito útil para organizar dados e manter um maior controle sobre finanças e atividades do dia-a-dia. Com o Excel fica muito mais fácil, por exemplo, fazer listas de compras, se lembrar de atividades que você ainda precisa fazer e quais já fez e controlar os gastos de um cartão de crédito, inclusive com operações matemáticas que o programa faz automaticamente.
Com esse guia fácil e prático, você irá aprender rapidamente como tabular dados no Excel. Com um pouco de treino, logo você estará acostumado com o programa e poderá usá-lo para facilitar o seu dia-a-dia e melhorar sua produtividade no âmbito profissional.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Excel instalado no computador.
  • Computador, laptop, tablet ou smartphone.
  1. 1

    Abra o Excel. Caso não encontre o programa no Desktop, procure em "Iniciar --> Programas --> Office" ou simplesmente digite "Excel" no "Procurar".

  2. 2

    Digite um título para cada coluna na primeira linha (B1, C1, D1, E1, F1, G1 etc.). De preferência, coloque os títulos em negrito para destacá-los.

  3. 3

    Opcionalmente, coloque títulos também na primeira coluna (A2, A3, A4, A5, A6 etc.) para fazer uma categorização maior dos dados.

  4. 4

    Se quiser realizar operações matemáticas (por exemplo, somar os valores das colunas B3 e B4 como no exemplo da imagem), utilize a fórmula =B3+B4 no quadrante onde deve ser mostrado o valor total (no caso do exemplo, B5). O mesmo vale para subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/).

  5. 5

    Clique em "Arquivo --> Salvar" para salvar o arquivo. Lembre-se de salvá-lo em um local fácil de lembrar e, caso o arquivo contenha dados confidenciais, em um local ao qual somente você tem acesso.

Dicas e AVISOS
  • Pode parecer óbvio, mas sempre vale a pena lembrar: não se esqueça de salvar todas as alterações feitas e sempre manter um backup de seus arquivos! Afinal, o Excel é feito para administrar dados importantes que você não vai querer perder.
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