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Como tabular uma pesquisa

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Como tabular uma pesquisa

A pesquisa serve como base na coleta de dados e fatores estratégicos para planejar e distribuir ações nos diferentes planos mercadológicos e comunicacionais.

Com base na pesquisa é possível encontrar oportunidades e descobrir problemas que vão direcionar as estratégias futuras do solicitante.

Confira neste artigo como tabular uma pesquisa e dicas para realizar um projeto de sucesso.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Identifique o Problema e os Objetivos

    Aponte o problema proposto e com base nele destaque os objetivos a serem validados com base no problema.
    Sua pesquisa precisa ter um objetivo primário, mas você também pode utilizá-la para criar objetivos secundários.

  2. 2

    Construa o Roteiro de Questionário

    Com base nos objetivos, elabore de 10 a 15 questões para cada objetivo. Nessa etapa você tem que escolher se a sua pesquisa será qualitativa (questões abertas que podem ter a opinião livre do entrevistado) ou quantitativa (questões fechadas que já definem a resposta do entrevistado, por exemplo, “sim ou não”).

    Entregue o roteiro para mais de 60 pessoas de diferentes níveis e regiões e solicite o preenchimento (pode ser por e-mail ou utilizando as ferramentas do Google).

  3. 3

    Tabulação

    Para fazer a tabulação, é necessário ler as respostas uma a uma.

    Exemplos:

    Em um questionário com 50 pessoas entrevistadas, se a pergunta for: Você concorda com o preço x? E a resposta for Quantitativa (sim ou não), basta contar o número de cada resposta. Logo, se são 30 respostas no campo “sim” e 20 no campo “não” você já fez a primeira tabulação.

    No caso das perguntas qualitativas é necessário classificar com critérios as respostas.

    Exemplo:

    Em um questionário com 50 pessoas entrevistadas, se a pergunta for: Dê a sua opinião sobre o preço x. Suponha que algumas respostas são: preço bom, caro, ruim, não me incomoda, não gosto, alto, etc. Basta criar critérios e classifique, por exemplo como: Ruim, Indiferente, Bom e encaixe o que melhor se enquadra em cada opção criada.

  4. 4

    Gráficos da Tabulação

    Crie gráficos no Excel para representar a tabulação. Faça uma tabela com os dados da tabulação e use a ferramenta de porcentagem para definir qual o percentual de cada classificação ou seja de cada resposta no item que você gerou os critérios.

    Exemplo:

    Ruim -10/20%
    Indiferente - 30/60%
    Bom 10/20%

    O primeiro número representa a parcela de coleta que ao ser somado deve dar o total de pessoas, nesse caso 50 – em seguida a porcentagem calculada de cada critério que na soma deve dar o valor de 100%.

    Para concluir a pesquisa coloque a análise final para demonstrar se a pesquisa identificou o problema/oportunidade.

    Exemplo: Com base nos dados coletados, a maioria do público aponta que o preço x é indiferente, nesse caso não é preciso ajustar os preços para os próximos planos.

    Sua pesquisa estará pronta. Siga esses passos, identifique as possibilidades e faça um trabalho de sucesso!

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