» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como tapar furos na parede

Como tapar furos na parede

Galeria
Como tapar furos na parede

Seja em casa própria ou alugada, sempre nos deparamos com aqueles indesejáveis furinhos nas paredes, não é mesmo? Se a casa é alugada, é pior: muito provavelmente, o inquilino que ocupou o imóvel antes de você deve ter deixado alguns "rastros" de sua presença, representados pelos furinhos na parede.

Consertar essas pequenas falhas no revestimento não é difícil, apesar de que, dependendo da quantidade e tamanho dos furos, poderá demandar um pouco de gasto com materiais específicos.

Primeira opção e mais simples: sua parede é branca, tem poucos e pequenos furos? Use pasta de dente! Nesse caso, um tubo de pasta de dente da marca "Sorriso", resolve o problema. Aplique a pasta até cobrir completamente o furo, e você pode nivelar com o dedo mesmo. Apenas cuidado para não furar novamente no mesmo lugar, pois a pasta de dente não oferecerá nenhuma sustentação ao prego.

Agora, para reparar furos maiores, ou se você deseja um acabamento mais profissional, será necessário outro tipo de material.

Abaixo, vamos ver como tapar furos na parede, bem como os materiais necessários.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • lixa para parede número 150
  • Massa corrida (encontra-se em loja de material de construção)
  • tinta para parede (na mesma cor da parede onde será feito o reparo)
  • Espátula (ou colher de pedreiro)
  1. 1

    Tapando os furos

    Preencha os furos com massa corrida, retirando os excessos e nivelando com a espátula ou colher de pedreiro. Utilize bastante massa corrida e tenha certeza que os buracos foram bem preenchidos. Algumas marcas de massa corrida tendem murchar levemente depois de seca, provocando desníveis na parede. Espere secar bem (de preferência deixe de um dia para o outro).
    Depois, se necessário, aplique mais massa no local.

  2. 2

    Nivelando os furos

    Após bem seco, passe a lixa de parede, em movimentos circulares, sobre a massa corrida, até que a superfície fique perfeitamente lisa.

  3. 3

    Pintando

    Pinte com um pincel sobre a massa corrida, aplicando uma ou mais demãos de tinta, quantas forem necessárias, até igualar a cor com o resto da parede, a menos que você esteja pintando toda a parede.

    Algumas pessoas utilizam gesso ao invés de massa corrida para tapar os furos, porém neste caso, há o risco do gesso encolher após a secagem. Esse problema pode ser corrigido, se você adicionar resina acrílica na água usada na mistura do gesso.



Dicas e AVISOS
  • Ao pintar sua casa, sempre guarde um pouco da tinta utilizada em uma lata menor, justamente para efetuar esse tipo de reparo.
Comentários
blog comments powered by Disqus