» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como tecer em tear manual

Como tecer em tear manual

Galeria
Como tecer em tear manual

O tear manual é um instrumento de costura muito antigo, mas que até hoje é muito usado em fábricas, casas de costura e muito outros lugares. Ele pode ser muito eficaz na produção de tapetes, colchas, fronhas e outros, pois a disposição dos fios no tear é bastante ágil. Tecer no tear manual não é nenhum mistério, apesar e que existem diversos tipos de tear e o mais prático deles é o tear de pente liço com os “pregos” de plástico, próprio para a tapeçaria. Portanto, não deixe de conferir o passo a passo de como tecer no tear manual de pente liço aqui no "Assim Se Faz".

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar a tecer no tear manual de pente liço, você deve ter um novelo de lã bem fininho, tipo "mollet". O tear usado é de dimensão 20 x 20cm, próprio para trabalhar com tapeçaria pequena. Sua estrutura possibilita a fácil retirada de seu trabalho logo depois de pronto, devido aos seus preguinhos de plástico.
    O material usado incluirá uma tesoura, linhas finas de diversas cores, se preferir, o tear manual e uma agulha de croché para ajudar na finalização do produto.
    Para começar, pegue duas linha do novelo e prenda no primeiro preguinho, deixando a pontinha da lã bem solta. Depois é só ir intercalando as linhas entre os pregos até que a superfície do tear esteja completamente coberta pelas linhas.

  2. 2

    No total, você vai ter intercalado as linhas por 21 pregos, tanto na base quanto na parte superior do tear, já que os pregos do tear estão distribuídos desta forma. Depois, para finalizar, você irá cortar a lã no último prego que já está ocupado pelo fio. Prenda bem a linha com um nó e deixando um pequeno de linha sobrando para fora. Lembrando que, inicialmente, ao intercalar os fios de lã, este trabalho será feito na vertical e depois, com um fio de outra cor, iremos intercalar a linha na horizontal, pois se for um objeto de tapeçaria, ele deve estar bem firme em relação às linhas presas no tear.

  3. 3

    Começando a intercalar mais duas linhas do novelo na horizontal, você deve seguir os mesmos passos anteriores, colocando as linhas no primeiro prego e ir prendendo de um prego a outro, até que o tear já esteja com a superfície completa. Desta vez, ao passar esta segunda camada de lã no tear, você deverá passar esta linha por cima de quatro fios pertencentes a primeira camada, intercalando-os entre um fio e outro, formando pequenos quadradinhos.
    A agulha de croché mencionada no primeiro passo, servirá para deixar os fios bem tensionados, para que o trabalho não estrague na hora de retira-lo do tear e para extrair o seu trabalho do tear manual, pouco a pouco, depois de finalizado.

Comentários
blog comments powered by Disqus