» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como tecer no tear redondo

Como tecer no tear redondo

Galeria
Como tecer no tear redondo

Os teares de pregos podem ser feitos sob bases de diversos formatos, inclusive redondos. Devido ao seu formato circular, esse tear é muito útil para criar peças arredondadas, como gorros, chapéus, palmas de luvas, toalhas redondas, pompons para cachecóis e roupas, fuxicos, bolsas, tapetes e outros artigos de vestuário, decoração e utilidade.
O processo de tecelagem usado nos teares redondos não se difere do adotado em teares de outros formatos. Além disso, algumas peças são bem simples de serem tecidas no tear redondo – basta ter o passo a passo!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para aprender a tecer em um tear redondo, será tomado como exemplo um gorro de lã. Para fazer essa peça o primeiro passo é providenciar novelos de lã com comprimento grande, nas cores desejadas.
    Também e recomendado que o tear redondo tenha os pregos bem separados, caso contrário, as laçadas ficarão mais difíceis de serem dadas e a peça não ficará tão bonita – já que gorros de lã possuem tramas espaçadas.

  2. 2

    O segundo passo para fazer o gorro é prender o fio em um dos pregos da primeira fileira.

  3. 3

    Agora vá tecendo o fio de lá, passando por todos os pinos da primeira fileira. Esse entrelaçamento é simples e deve ser feito apenas com movimento de ziguezague para envolver os pregos.

  4. 4

    Ao terminar a primeira fileira, volte fazendo mais duas camadas de entrelaçamento com o fio de lã.

  5. 5

    Agora em cada um dos pregos da primeira fileira tire uma laçada, passando o fio da primeira camada por cima do fio da terceira camada. Aproveite e dê uma abaixada, com a agulha, nas camadas.

  6. 6

    Repita exatamente o mesmo procedimento nas demais camadas dos pregos do tear. O número de fileiras vai depender do tamanho do gorro. Uma sugestão é usar um tear com cerca de 10 fileiras em gorros para adultos.

  7. 7

    Perceba que após seguir todos os passos anteriores, as fileiras tecidas estão separadas e será preciso uni-las. Para fazer isso, o passo é fazer o ponto Ziguezague entre os pregos que ficam dispostos um de frente para o outro, ou seja, se foi utilizada dez fileiras, será preciso fazer o Ziguezague entre 10 pregos.

  8. 8

    Depois de terminar o Ziguezague para unir as fileiras tecidas do gorro de lã, refaça o mesmo ponto, mas começando a tecer do prego da última fileira para a primeira. Esse passo garante que a peça fique com as tramas bem presas e bem acabadas.

  9. 9

    Ao terminar o passo anterior, arremate as extremidades da peça como preferir: com o tear, a mão ou com o auxílio da máquina de costura

  10. 10

    Por fim, retira a peça do tear. Está pronto um gorro feito em um tear redondo de pregos!

Comentários
blog comments powered by Disqus