» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como tecer rede de dormir

Como tecer rede de dormir

Galeria
Como tecer rede de dormir

As redes de dormir fazem parte da cultura e dos hábitos dos brasileiros. Confortáveis, elas são usadas até mesmo nas grandes cidades, para que os usuários possam relaxar. p
As redes de dormir invadiram até mesmo o interior de casas, sendo que algumas pessoas mantêm essas peças dentro de quartos e salas, além de varandas de apartamento.

Outro ponto importante em relação às redes de dormir é que elas representam geração de renda e oportunidades de trabalhos em muitos locais, principalmente, em cidades interioranas e das regiões Norte e Nordeste do país. Inclusive, as redes de dormir confeccionados no Brasil são exportadas por muitos países e sustentam comunidades inteiras!

O hábito de usar as redes de dormir foi herdado dos povos indígenas, que costumam a confeccioná-las com peles de animais e entrelaçamentos de fibras – geralmente de plantas e frutas, como da bananeira.

Atualmente, as redes de dormir, em sua maioria, são confeccionadas através de teares manuais.
No entanto, tecer redes de dormir não é um trabalho simples, pois exige o domínio do manuseio do tear manual, além de paciência e muita dedicação!

Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para tecer uma rede de dormir é separar a quantidade de fios que serão usados na rede de dormir, sendo que uma rede de tamanho médio pode exigir o uso de mais de 20 rolos de fios! Aqui se explica também porque as redes costumam não ser produtos muito baratos.

  2. 2

    O segundo passo é acomodar os fios nos rolos do tear manual para formar a primeira camada – cada tipo de trama necessita de uma quantidade de fios e técnicas diferentes de colocação.

  3. 3

    Em seguida, deverão ser feitas as demais camadas da rede de dormir – processo e quantidade que pode variar de acordo com o tipo de trama e gosto do tecelão. A quantidade, porém, fica em torno de 1300 fios para finalizar todas as camadas da futura rede.

  4. 4

    O quarto passo é o inicio da tecelagem, onde o artesão deve manusear a tampo do tear, com movimentos de abrir e fechar. Esse processo cria tramas na peça, entrelaçando perfeitamente os fios. Geralmente, é preciso tecer novamente os fios, mas na direção contrária do primeiro processo – já que as redes devem ter tramas muito compactas para garantir a segurança dos usuários.

  5. 5

    O quinto passo é arrematar as tramas feitas no tear, que podem ser feitas manualmente ou através de técnicas que se utilizam dos pedais da máquina.

  6. 6

    O sexto passo é o acabamento na rede de dormir, geralmente, manualmente. O acabamento pode ser por meio de bainhas, tranças ou franja.

  7. 7

    Por fim, os punhos são colocados na rede – partes que mantêm a peça pendurada nos suportes de parede. Esse processo deve ser feito a mão, pois nem o tear ou qualquer outro equipamento consegue prender os punhos de forma a oferecer segurança para as pessoas que irão usar a rede!
    Está pronta uma confortável rede de dormir, confeccionada manualmente!

Comentários
blog comments powered by Disqus