» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como tecer uma rede

Como tecer uma rede

Galeria
Como tecer uma rede

As redes podem ser feitas de vários tamanhos e modelos, a matéria prima utilizada também se modifica conforme a finalidade de uso dessa rede. As mais comuns atualmente são as redes de dormir que oferecem muito conforto e bom custo benefício, pois é um produto que oferece pouco custo para produção e consequentemente também é barato em relação a vendas. Alguns estados brasileiros utilizam muito as redes de dormir, sendo que em alguns casos as pessoas preferem dormir na rede do que em uma cama.

Instruções
  1. 1

    Faça um levantamento referente aos gastos que você terá com sua rede e também a quantidade de matéria prima que será utilizada. As redes de tamanho grande consomem a média de 20 rolos de fios de lã, essa quantidade de rolos pode aumentar ou diminuir conforme o seu tamanho. Também será necessário um tear, sendo ele o responsável por criar as tramas compactas que a rede exige, esse tipo de trabalho também exige um bom manuseio de equipamentos de costura.

  2. 2

    Pegue os rolos de fios e os acomode em um tear manual para que seja feito a primeira camada, cada modelo exige técnicas e quantidade de fios diferentes. Feito a primeira camada o tecelão deverá a qualidade das tramas e depois continuar fazendo as outras camadas.

  3. 3

    Inicie a tecelagem, nesse caso o artesão irá precisar de um tear, aparelho necessário para fazer todas as tramas que formam o entrelaçado da rede. As tramas precisam ser muito compactas e alguns casos somente o tear não consegue fazer com que o entrelaçado fique resistente e compacto, sendo necessário acertar manualmente. A quantidade total gasta fica em torno de 1300 fios, podendo aumentar ou diminuir dependendo do tecelão.

  4. 4

    As tramas precisam ser finalizadas pois ambas ficam com pontos causados pelo tear, esse arremate pode ser feito manualmente ou utilizando máquinas de costura. O acabamento também é uma parte essencial para definir a qualidade da rede, nesse caso é possível utilizar tranças utilizando fios de lã ou pode ser feito apenas uma costura em toda a lateral da rede.

  5. 5

    Para finalizar os punhos precisam ser aplicados à rede, esses punhos são os pequenos arcos que são utilizados para manter a rede suspensa. Esse procedimento deve ser feito de forma manual pois máquinas não conseguem oferecer uma costura que ofereça total segurança ao usuário, os punhos são feitos com fios de lã entrelaçados várias vezes para que mantenha a segurança do usuário.

Comentários
blog comments powered by Disqus