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Como tentar um gol de campo

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Como tentar um gol de campo

O Field Goal no Futebol Americano é a jogada que oferece três pontos ao time de ataque, quando este não alcança a End Zone e tem como opção a tentativa única para acertar o “Y” amarelo. Por ser uma jogada que acrescenta menos pontos que um touchdown, o Field Goal pode ser crucial para vencer uma partida nos minutos finais quando não há possibilidade de anotar os sete pontos do TD.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Chuteira
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    Os gols de campo são aplicados próximos a zona final da defesa adversária. Frequentemente são tentados na quarta decida, quando a equipe atacante não tem perspectivas de atingir as 10 jardas necessárias para conseguir o first down e, para não perder a posse de bola sem pontuar na jogada, escolhe o time de especialistas para chutar e tentar o gol de campo. O jogador desse time responsável pela tentativa de chute é conhecido como kicker. Sua habilidade é baseada na força e no direcionamento dado aos chutes, podendo em longas distâncias acertar o alvo e anotar os pontos.
    Para conclusão do chute de campo, a bola deve ultrapassar por dentro do “Y” amarelo que se encontra ao final do campo de defesa adversária. As traves têm uma distância entre si de 5,63 metros e verticalmente a marcação é infinita, apenas usa-se a trave para referenciar as linhas verticais.

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    A distância entre a bola e o “Y” pode ser calculada da seguinte forma: considere que a terceira decida terminou há 20 jardas da linha de touchdown. Perceba, ainda, que a distância desta linha para o Goal (“Y”) é de 10 jardas. Ao aplicar na quarta decida o Field Goal, o chutador deve somar as dez jardas da End Zone, mais as 20 jardas que restaram para alcançá-la e outras 8 jardas que a bola irá percorrer entre o Center (quem arremessa a bola para trás) e o chutador. Tem-se, então, um Field Goal de 38 jardas.
    Esta soma é primordialmente considerada pelo técnico do time de ataque para validar a tentativa do Goal. Um chute de campo de 50 jardas, por exemplo, pode não ser concluído pelo kicker. Nestes casos, a opção é chutar o Punt e devolver a bola ao adversário, sem anotar pontos.

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    Outra forma de tentar o gol de campo é após anotar um tocuhdown. O kicker tem a opção de chutar a bola há uma distância de 14 jardas do goal, sendo 4 jardas de campo somadas às 10 da End Zone. Essa jogada é chamada de Extra Point e fornece 1 ponto caso seja concluída.

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