» Tecnologia » Eletrônicos » Como testar um transistor

Como testar um transistor

Galeria
Como testar um transistor

Você deve conseguir fazer um teste rápido em um transistor, seja ele PNP e NPN, com quase todos os multímetros digitais que se encontram a venda no mercado de peças eletrônicas. Para garantir que o multímetro consiga fazer esse teste em um transistor, certifique-se de que esse multímetro possua a função de teste de diodos, que é indicado por um símbolo gráfico no próprio multímetro, isso garantirá que ele consiga fazer o teste em transistores. Isso funciona porque um transistor pode ser considerado um complicado conjunto de diodos. Os modelos de transistores indicados acima são sugeridos apenas para esse teste.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para poder fazer esse teste em transistores usando o multímetro você deve ter conhecimento de como o multímetro funciona na função testar diodo, o multímetro nessa configuração disparara uma pequena corrente elétrica do seu terminal positivo que possui a cor vermelha, para o terminal negativo que por sua vez possui a cor preta. Saiba que o que aparecer no visor do multímetro nada mais é do que a tensão média que está ocorrendo entre esses dois terminais de cargas opostas. Também tenha conhecimento de que o que você irá fazer para testar o transistor é medir a tensão de condução nas junções que são formadas por uma base coletora e a base emissora do transistor.

  2. 2

    Um diodo irá conduzir uma tensão positiva no anodo e negativa no catodo, espera até o diodo conduzir, porque a tensão que estará no seu multímetro vai ser a tensão de junção. Para saber se o transistor está normal a tensão deve estar entre 0,4 e 1,2 Volts, isso só para os transistores feitos de silício, que são praticamente os únicos vendidos no mercado eletrônico. Quando você fizer o teste em um transistor e ele não estiver apresentando esse nível de tensão na junção, o transistor será considerado fundo de escala, esse termo é indicado com o número um, no canto esquerdo da tela do multímetro.

  3. 3

    Polarize a junção base coletor para começar o seu teste em transistores, coloque na base o terminal negativo do multímetro e no coletor coloque o negativo, como citado acima o transistor só é considerado bom se no visor mostrar a tensão entre 0,4 e 1,2 volts. Teste essa mesma junção com as polaridades invertidas. Considere o transistor realmente bom se não conduzir e o visor apresentar o fundo de escala no visor, para terminar seu teste com segurança verifique se os terminais emissor e coletor não se encontram em curto, isso é uma dica para garantir que o teste no transistor realmente deu certo.

Comentários
blog comments powered by Disqus