» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como tirar 2 via do CPF pela internet

Como tirar 2 via do CPF pela internet

Galeria
Como tirar 2 via do CPF pela internet

Muitas vezes, com a correria do dia-a-dia, acabamos por perder ou até extraviar documentos. E o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um desses documentos. O CPF é o registro do cidadão brasileiro na Receita Federal Brasileira, no qual todos os contribuintes devem estar registrados. Quando se faz o CPF pela primeira vez, é gerado um número de cadastro composto por 11 números, e estes números continuarão pela vida inteira sendo apenas daquela pessoa, mesmo que ela perca ou extravie seu documento. Este documento é utilizado para muitos fins, como por exemplo fazer financiamentos de veículos e imóveis e até para abrir uma conta em algum banco.

Hoje, com a tecnologia da internet, não precisamos mais ir a algum lugar físico para tirar uma 2ª via deste documento. Podemos fazer isto pela internet e imprimir o comprovante. Siga os passos abaixo para conseguir tirar sua segunda via:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se você não precisa declarar imposto de renda por ser isento, você terá que ter em mãos o número do seu título de eleitor e do CPF, seu nome, o nome da sua mãe, a data do seu nascimento. Clique em Consultar. Não precisa seguir os passos abaixo. É só ir até a página https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

  2. 2

    Se você declara imposto de renda, tem que providenciar os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) dos exercícios do ano vigente e do ano anterior em que você seja o titular. Siga os passos a seguir:

  3. 3

    Entre no site da Receita Federal, neste link:
    E informe seu número de CPF e sua data de nascimento.

  4. 4

    Após informar os dados citados anteriormente, você terá que digitar os números das declarações de imposto de renda.

  5. 5

    Crie uma senha de 8 dígitos. Anote-a e guarde-a em um local seguro para não perdê-la, pois você precisará usá-la mais tarde.

  6. 6

    Após isto, clique em “Gerar Código”. Isto significa que o site gerará um código (que você deve anotar em local seguro e guardar). Este código vale por dois anos, caso você necessite novamente reimprimir uma 2ª via.

  7. 7

    Entre no site do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal).
    Preencha o formulário da página chamado “Acesso via código de acesso”, digitando a senha e o código gerados anteriormente. Clique em Avançar.

  8. 8

    Na próxima página que surgirá, clique em “Cadastro CPF” e depois em “Comprovante de inscrição”.

  9. 9

    Após isto, seu CPF surgirá na tela e você deve imprimi-lo e guardá-lo como se fosse o próprio cartão de CPF.

Comentários
blog comments powered by Disqus