» Casa » Manutenção Doméstica » Como tirar cola de adesivo

Como tirar cola de adesivo

Galeria
Como tirar cola de adesivo

Colou um adesivo e decidiu mudar o visual, mas e agora, como remover a cola?
Esta é a dúvida é comum, porém sua solução é mais fácil do que se imagina. O segredo para remover a cola de etiquetas, adesivos e fitas adesivas é conhecer a superfície qual o adesivo está colado, assim como as propriedades físicas e químicas do objeto em questão.
Aprenda agora como tirar cola de adesivo com métodos fáceis e caseiros:

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Removedor químico
  • Água quente
  • Álcool Etílico
  1. 1

    O primeiro passo é analisar a superfície quanto seus aspectos físicos. Para isso observe:
    a) Material: vidro, plástico, madeira, concreto, metal, entre outros;
    b) Propriedade físico-químico: metal, mineral ou vegetal;
    c) Resistência: ácidos, calor, frio, fricção e atrito.
    Um exemplo: um pote de vidro com um adesivo colado em sua superfície. Este objeto é composto de vidro, físico-químico é mineral e possui alto grau de resistência. Logo, para remover adesivo de potes de vidro é extremamente simples, pois pode-se utilizar de diversos meios para tal processo.

  2. 2

    O segundo passo é conhecer as técnicas e suas aplicações. São elas:
    a) Água quente: esta técnica consiste em fazer uso de água fervente sobre a superfície com adesivo com o objetivo de derreter a cola e facilitar a remoção do adesivo. Deve-se remover o adesivo imediatamente lançar uso da água quente.
    Pode ser usada: em vidro, madeira, metal e superfícies plásticas resistentes a altas temperaturas
    Não pode ser usada: plástico sensível a alta temperatura, papéis e borrachas.
    b) Grãos: compostos granulosos como açúcar, café, sal ou areia são excelentes pra promover a abrasão de uma determinada superfície. Podem ser usados secos ou umedecidos em água. Para isso basta colocá-los sobre a mão e realizar fricção sobre o adesivo que deseja remover.
    Pode ser usado em qualquer tipo de superfície, desde que não danifique os padrões estéticos de pinturas, azulejos, madeiras e metais suaves.
    c) Atrito e fricção mecânica: pode-se também umedecer a superfície com água e sabão até amolecer o adesivo. Depois, basta friccionar constantemente em movimentos contínuos com as mãos sobre o adesivo até o mesmo se desfazer e deixar a região juntamente com a cola. Esta técnica é válida para qualquer superfície e pode ser utilizada sobre o adesivo ou sobre a própria cola residual.
    d) Removedores químicos: existem no mercado diversos produtos químicos conhecidos como removedores de cola. Sugere-se o removedor "Varsol" ou álcool etílico puro com concentração superior a 93º.

  3. 3

    Dicas úteis:
    a) Evite colocar adesivos sobre superfície sujeitas a calor intermitente, pois dificultará consideravelmente a remoção do adesivo;
    b) Em adesivos plásticos sugere-se removê-los sem utilização de umidade e posteriormente proceder a remoção da cola;
    c) Em adesivos de papel sugere-se umedecê-los antes da remoção. Se possível, deixando-os de molho em água limpa por aproximadamente 60 minutos.

Dicas e AVISOS
  • Reste a técnica que escolher numa pequena área da superfície que deseja remover a cola antes de aplicá-la sobre toda região.
Comentários
blog comments powered by Disqus