» Casa » Manutenção Doméstica » Como tirar mancha de graxa

Como tirar mancha de graxa

Galeria
Como tirar mancha de graxa

Muitos objetos da casa e dos carros têm graxa e se não forem trabalhados com cuidado podem deixar facilmente manchas nas mãos, roupas, estofados e tapetes. Quando isso acontece, é preciso agir o mais rapidamente possível, a fim de evitar que as manchas se espalhem. Aprenda a retirar manchas seguindo as instruções abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para retirar graxa de roupas faça um tratamento da mancha com um aditivo de pré-lavagem para remover resíduos e lave na temperatura mais elevada que o tecido permitir, a fim de remover completamente a mancha de graxa. Verifique se a mancha desapareceu após a lavagem e se necessário, repita a operação antes de por para secar.

  2. 2

    Para remover manchas de graxa de sofás e poltronas tire a mancha de graxa tão bem quanto possível da parte revestida com tecido, tendo o cuidado de não a espalhar, aplique um produto absorvente, como o amido de milho ou o bicarbonato de sódio, na mancha e deixe atuar cerca de 15 minutos, raspe ou aspire o absorvente, que terá absorvido algumas das gorduras e óleos do local manchado. Pode ser necessário repetir este passo várias vezes, dependendo da quantidade de graxa que fora derramado e absolvido pelo tecido.
    Nas manchas remanescentes passe com cuidado um pano branco limpo e um solvente de limpeza a seco, não se esquecendo de testar o produto numa área escondida do sofá, poltrona, forro ou outro utensílio revestido com esse material, para ter certeza de que é seguro. Deverá também ter o cuidado de não molhar o local mais do que o necessário para remoção, esfregue até o solvente estar totalmente absorvido e repita estes dois últimos passos até a mancha ser removida.

  3. 3

    Para remover manchas de graxa de tapetes as instruções são as mesmas que as deixadas para o tratamento dos tecidos de lã, basta ter alguns cuidados adicionais.
    Aplique uma solução de dois copos de água morna, uma colher de detergente da louça e uma colher de vinagre branco e limpe mancha com um pano branco limpo até que o líquido seja absorvido e a marca seja removida. Logo que a mancha for removida, limpe a área afetada com um pano branco limpo, embebido em água fria e, em seguida, deixe secar.
    Para remover as manchas de graxa das mãos utilize sabão e água, que sozinhos não eliminam este tipo de sujeira, especialmente junto das unhas. A aguarrás é o solvente indicado para fazer esse procedimento de limpeza. Depois de retirar a gordura com a aguarrás, lave a mãos com sabão e água para remover quaisquer vestígios do solvente.



Comentários
blog comments powered by Disqus