» Casa » Manutenção Doméstica » Como tirar mancha de mofo

Como tirar mancha de mofo

Galeria
Como tirar mancha de mofo

O mofo é desagradável e muito comum em ambientes úmidos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • removedor de manchas
  • amônia
  • pano
  • solvente liquido
  • raspadeira
  • sabão em barra
  • água sanitária
  • vinagre
  • esponja
  1. 1

    Para remover as manchas causadas pelo mofo em tapetes sintéticos ou de lã, seda, acetato, fibra de vidro você terá de escovar levemente o excesso. A escova deverá ter cerdas duras e ser escovada com cuidado sobre um pedaço de papel.

    Após escovar, borrife com fluido de limpeza para soltar as manchas e os resíduos (causados pelos removedores de manchas).
    Utilize um removedor a seco (acetato) e aplique no local. Com a raspadeira raspe levemente ou se preferir seque a mancha (utilizando um chumaço absorvente umedecido) com o removedor a seco.

    Borrife novamente, porém com o solvente de limpeza a seco e deixe secar o tempo necessário. Caso a mancha persista esfregue com uma esponja umedecida sobre a mancha do centro para fora com agua e aplique algumas gotas de vinagre (branco) e solvente liquido. Raspe ou utilize um chumaço com o removedor liquido para que aja na mancha.
    Borrife com agua e deixe secar por um tempo. Não utilize álcool em acetato, triacetato e raiom, use sempre de um alvejante como indicado.

  2. 2

    Para remover manchas em tecidos acrílicos, linho, algodão, náilon, poliéster, spandex e olefina cubra a mancha com uma pasta que pode ser feita com sal e suco de limão. No algodão e linho a pasta deverá ser feita com alvejante, gotas de amônia e agua. O tempo não poderá ultrapassar 30 minutos. Depois borrife com agua e lave.

  3. 3

    Para remover manchas no reboco e azulejo de cerâmica você deverá aplicar o removedor de manchas de mofo ou umedecer a mancha com um pouco de agua e esfregar com sabão em barra. Depois é só enxaguar e retirar o excesso do liquido e esperar secar.
    Manchas de mofo comuns encontradas em couro e pele devem ser esfregadas com vaselina ou com agua e álcool isopropílico.

  4. 4

    Manchas de mofo em madeira devem ser removidas com um pano umedecido em uma solução de carbonato de sódio (aproximadamente cinco colheres de sopa) para cada 4 litros de agua. Após passar o pano enxague-o e lustre, ou, encere rapidamente.

  5. 5

    Manchas de mofo em cortiça, roupas de vinil, cana, linóleo devem ser removidas com um pano ou esponja com agua morna e sabão com gotas de amônia. Enxague com agua limpa e seque em seguida.
    Lembre-se de não utilizar o removedor de manchas em paredes (cobertas) com tecido ou aglomerado.

  6. 6

    As manchas de mofo que aparecem no armário devem ser retiradas com um litro de vinagre que esteja fervido em um recipiente e deixe por aproximadamente três horas dentro do guarda-roupa, depois misture água sanitária com água e passe nos locais que estão manchados. Caso permaneça com alguma dúvida leia as contraindicações que aparecem na embalagem do produto.

Comentários
blog comments powered by Disqus