» Casa » Manutenção Doméstica » Como tirar mancha de vinho

Como tirar mancha de vinho

Galeria
Como tirar mancha de vinho

As manchas de vinho estragam qualquer peça, principalmente se ela for branca ou clarinha, pois acaba estragando na hora de esfregar. São manchas difíceis de tirar, o vinho tinto é muito forte e não sai apenas com uma lavagem convencional. Abaixo confira as melhores dicas para tirar manchas de vinho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando notar que caiu vinho na roupa ou no tapete, imediatamente com um pano ou papel toalha entre o tecido, retire o excesso de líquido para evitar que ele se espalha em outras camadas do tecido ou em outras peças (blusas, bermudas, etc.).
    Não deixe a mancha secar, coloque em uma bacia com água quente, caso não haja especificações do fabricante sobre o tecido, e deixe de molho até que a mancha desapareça.
    Outra receita imediata é aplicar gelo no local imediatamente, para que o frio impeça que o vinho seja absorvido e fique com aquelas manchas desagradáveis.

  2. 2

    Caso você não tenha mais nada nas mãos, use vinho branco para tirar a mancha de vinho tinto. Com a mancha ainda molhada, estique-a sobre uma superfície lisa e despeje um pouco de vinho branco sobre a mancha vermelha, sai como mágica.
    Para absorver parte do vinho, você pode utilizar o sal de cozinha, tomando cuidado para que a mancha não se espalhe mais pela roupa. O sal vai impedir que o vinho penetre mais e fica mais fácil na hora da lavagem. Deixe a peça de molho e lave com sabão de coco até que a mancha saia.
    Antes de usar qualquer produto próprio para tirar manchas, faça um teste na ponta do tecido para ver se vai desbotar ou estragar. Se o tecido desbotar, lave-o com duas partes de água para uma de vinagre que vai recuperar a tinta.

  3. 3

    Para tirar só a mancha com o vinagre, mergulhe o tecido inteiro em uma bacia com água e depois mergulhe só a parte da mancha em outra bacia com vinagre, que a mancha desaparece.
    Se a mancha estiver seca, opte por usar uma xícara de chá de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) com uma colher de chá de sabão em pó, passe uma esponja média nessa solução e deixe-a apenas úmida e esfregue delicadamente sobre a mancha de vinho, até que ela saia.
    Se a mancha já tratada não saiu e ficou um círculo envolta da mancha, estique o tecido sobre um prancha de vapor de água fervente, que ajuda a melhorar a aparência da mancha.

Comentários
blog comments powered by Disqus