» Casa » Manutenção Doméstica » Como tirar manchas de roupas

Como tirar manchas de roupas

Galeria
Como tirar manchas de roupas

Tudo parece um estorvo, quando se mancha alguma peça de roupa, não é? Os métodos caseiros são, muitas vezes, mais bem-sucedidos e menos danosos do que os produtos industrializados destinados para esse fim. São os componentes do dia a dia que nos cercam e se mostram com a utilidade mais inusitada de recuperação de roupas que foram manchadas.
Entretanto, não há razão para tanta preocupação, pois, em seguida, há algumas dicas caseiras para a remoção das manchas, de modo prático e eficaz.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Alguns produtos são especialmente eficazes apenas em determinadas naturezas de manchas.
    Por exemplo, a acetona retira marcas de esmalte mas não pode ser aplicada em plástico; a água oxigenada é boa em retirar manchas de sangue; já o álcool remove tinta de caneta das roupas; o bórax retira manchas como o vinho, algumas frutas e café.
    O leite é ótimo em remover manchas de vinho tinto em roupas depois de fervidas no líquido. O leite de magnésia e o talco sanam marcas de gordura em seda mediante exposição ao calor do fogo. Na remoção das manchas de suor ou causadas por urina, é bom deixar o tecido de molho em água morna com vinagre branco.

  2. 2

    Para retirar mancha de batom; friccione um pouco de álcool ou vaselina no pano antes de lavá-lo. Na remoção de bebidas alcoólicas, use éter, pois sairá e em seguida enxágüe em água corrente. Para exterminar o bolor ou mofo, ferva a peça manchada em água e bicarbonato de sódio. Já as manchas ocasionadas por carvão, são extraídas ao se esfregar um pedaço de pão fresco no local. A coca-cola sai com água fria, ao contrário da lavagem com água morna que fixa o marco.

  3. 3

    Quando o ferro de passar está muito quente e mancha de amarelo o tecido, passe água oxigenada sobre a marca e depois lave com água fria. A margarina vegetal remove manchas de graxa, já manchas causadas por tinta a óleo são extraídas com solvente, aguarrás ou gasolina.
    Para se retirar um chiclete grudado na roupa, recomenda-se que se esfregue gelo sobre ele até que endureça e se despregue do tecido com certa facilidade. Já para a remoção de mancha de vinho tinto, a mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio é imbatível sobre a mancha. Não se pode esquecer que o sal é um dos ingredientes mais comuns e mais utilizados na remoção de quase todas as manchas: de ovo a ferrugem, dentre outros.

Comentários
blog comments powered by Disqus