» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como tirar o soro do creme de leite

Como tirar o soro do creme de leite

Galeria
Como tirar o soro do creme de leite

A gastronomia é realmente fabulosa. Cada ingrediente disponível no mercado e, claro, no mundo, pode oferecer uma infinidade de criações e pratos espetaculares. Na área de confeitaria e doces um dos compostos mais utilizados são os cremes. Também conhecidos como nata, é a camada de gordura do leite que pode ser retirada na superfície. No mercado existem algumas variações do creme, porém se precisa ter uma certo cuidado na identificação de qual tipo de creme usar para determinada receita. Acompanhe abaixo essas variações e para que cada um deles serve:

- Creme de leite (caixa): Possui 25% de gordura, são ideais para ganaches, caldas, pudim, molhos e sobremesas. Após aberto conservar na geladeira e em recipiente hermeticamente fechado. Talhará caso seja fervido;

- Creme de leite (lata): Semelhante a da caixa, chega a 25% de gordura e deve ser conservado com o mesmo procedimento. Porém tem vantagem e a possibilidade de separar o creme do soro;

- Creme de leite light: Tem uma média de 15% de gordura, assim seu sabor é menos encorpado, mais suave;

- Creme de leite fresco: Com o maior teor de gordura cerca de 35%, são comprados normalmente na área de laticínios, vêm em garrafas. Devido a ser um produto quase natura, deve ter um maior cuidado de conservação. O chantilly precisa ser feito com esse tipo de leite.

Para que algumas receitas tenha uma consistência e sabor mais apurado é solicitado no modo de preparo "creme de leite sem soro". Porém no mercado não existe essa composição já pronta, então abaixo acompanhe os passos de como retirar o soro do creme de leite.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Creme de leite em lata
  • Recipiente
  • Faca
  • Abridor de latas
  1. 1

    Só poderá fazer esse processo com o creme de leite que vem na lata de alumínio, ou seja, é esse que deve ser comprado quando se pede "Creme de leite sem soro." Lave a lata e a leve ao congelador por 20 minutos.

  2. 2

    A lata estará um pouco congelada. Em cima de um recipiente, faça um furo em baixo da lata e outro em cima. Pode ser com um abridor ou faca.

  3. 3

    Você verá que o soro começará a escorrer para o recipiente. Então, gire a lata para que o lado de cima também possa escorrer o soro. Repita esse processo até que todo o liquido seja escorrido.

  4. 4

    Abra a lata e o que estiver dentro dela será o creme de leite puro, sem soro.

Dicas e AVISOS
  • Aproveite o soro extraído para fazer bolos ou legumes refogados.
  • Não force esse processo com algo a mais, para não correr o risco de escorrer mais que o soro e perder creme de leite.
Comentários
blog comments powered by Disqus