» Dinheiro » Leis e Normas » Como tirar passaporte Campo Grande MS

Como tirar passaporte Campo Grande MS

Galeria
Como tirar passaporte Campo Grande MS

Está cada vez mais fácil e rápido tirar passaporte no Brasil, podendo até mesmo ser adquirido por correio, mas nem todos podem ter, pois é necessário ser brasileiro nato, ou naturalizado. É preciso adquirir o documento GRU/FUNACOL em duas vias para realizar o pagamento da taxa em uma agência bancaria, preencher o formulário DPF-219, facilmente encontrado em papelarias, normalmente próximo às unidades que emitem passaportes. Ou pode preencher o formulário online e imprimi-lo, através do site da Polícia Federal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os documentos necessários para a retirada do passaporte são:

    -Carteira de identidade ou, na falta deste, certidão de nascimento ou casamento.
    - CPF
    - Certidão de casamento juntamente com cédula de identidade para mulheres com estado civil diferente de solteira e que não conste na cédula de identidade
    - Título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição; (Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quites com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
    - Certificado de reservista (para requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos) ou declaração da Junta Militar que está quite com o Serviço Militar.
    - Certificado de naturalização (para brasileiros naturalizados).
    - 2 (duas) fotos no tamanho 5x7, recentes (com fundo branco, de frente e que identifique o requerente).
    - Comprovante de pagamento da taxa GRU/Funapol no valor de R$ 89,71, que só pode ser recolhida no Banco do Brasil, em duas vias, com apresentação do CPF do requerente e código da receita.
    - Passaporte anterior, quando for renovação, válido ou não (a falta do documento antigo implica em pagamento da taxa em dobro, conforme código da receita 004-3 da PF).

  2. 2

    Exceções:

    - É exigido a aquisição militar, para todas as idades de qualquer brasileiro naturalizado.
    - Qualquer Carteira Funcional, deverá ter o número da carteira de identidade e foto para que seja aceita como documento valido, deve ainda constar nome completo do requerente, filiação, data e local de nascimento.
    - Para aqueles que possuem passaporte inutilizado por qualquer motivo, em consulados estrangeiros do Brasil ou exterior, não estão impedidos de adquirir novo passaporte.

  3. 3

    Dicas e exigências:

    - A requisição do passaporte e a sua retirada só poderão ser feitas pelo titular do mesmo.
    - Terá o requerente um prazo máximo de 90 dias para a retirada, não retirando dentro deste prazo o mesmo será cancelado.
    - O prazo de espera para passaportes solicitados fora das unidades da Policia Federal é de até 15 dias, já o prazo para passaportes emitidos nas unidades da Policia Federal é de até 5 dias.
    - No caso de o passaporte ser para um menor de 18 anos, deverá ter autorização dos pais ou representantes legais.
    - Estando ausente ambos os pais, estes deverão designar parente de primeiro grau, com reconhecimento de firma e autenticidade, assim desta forma dando poderes ao parente acompanhar o menor no trâmite.
    - O tempo de viagem informada na autorização não pode ter validade maior que a fixada pelas autorização emitida pelo Juiz da Infância e da Juventude sitiada no local de domicilio dos pais ou responsáveis.
    - No caso de o menor viajar ao exterior sem a companhia dos pais, este deverá portar autorização preenchida previamente pelos mesmos e com firma reconhecida em cartório.
    - Sendo o requerente Tutor legal, ou guardião legal do menor, basta apresentar a cópia autenticada do documento comprobatório de tal posição. Neste caso não há necessidade autorização dos pais, nem judicial.
    - Será substituída pelo Juiz da Infância e da Juventude a ausência de autorização por parte de alguns dos envolvidos.
    - No prazo estipulado para retirada do documento é necessário estar presente tanto o menor quando os representantes legais do mesmo.
    - Não podendo comparecer um dos tutores por motivo de óbito será indispensável a apresentação do atestado de óbito, para que fique consignado no passaporte a condição do genitor falecido. Dispensando assim a necessidade de futuras autorizações em seu nome.
    - No ato de pagamento da taxa implicada ao passaporte o menor deverá utilizar o CPF de um dos pais ou do representante legal.

  4. 4

    Endereço para retirada de passaporte em Campo Grande - MS:

    Policia Federal
    Rua Fernando Luiz Fernandes 322 – Lar dos Trabalhadores
    Próximo ao Comper da Julio de Castilho
    Fone: 3368-1100
    Horário de Atendimento ao Publico: das 07:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h.

Comentários
blog comments powered by Disqus