» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Como tirar passaporte em Manaus

Como tirar passaporte em Manaus

Galeria
Como tirar passaporte em Manaus

O passaporte é um documento necessário para qualquer viajante que tenha em mente visitar outros países. O procedimento para a obtenção do mesmo é rápido e simples, porém requer paciência.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O viajante de Manaus deverá recorrer a Superintendência Regional do Amazonas para a emissão do seu passaporte. Graças a grande demanda de viajantes em busca do passaporte, o Departamento da Polícia Federal solicita um aviso prévio antes da retirada do mesmo.
    Para requerer o passaporte, é necessário entrar no site do Departamento da Polícia Federal, selecionar a cidade e o estado onde quer requerer a emissão do passaporte, clicar em "emissão de passaporte", fazer o cadastro no site, emitir a Guia de Recolhimento da União no valor de R$156,07 e pagar até a data de vencimento da guia. O Adobe Acrobat Reader é necessário para a emissão do Guia de Recolhimento da União (GRU) e do protocolo.

  2. 2

    Após o pagamento da guia de recolhimento da união (GRU) é necessário ir até o Departamento de Polícia Federal (Superintendência Regional do Amazonas ou Delegacia de Tabatinga) e solicitar o agendamento para a emissão do passaporte que pode levar até 4 dias.

  3. 3

    No dia agendado para a emissão do passaporte, é necessário levar os documentos originais exigidos pela polícia federal, a guia de recolhimento da união paga e o protocolo da solicitação da emissão do passaporte.

    Os documentos necessários são:

    - Carteira de Identidade (para maiores de 12 anos) ou Certidão de Nascimento Originais;
    - Título de Eleitor Original e comprovantes de voto das duas ultimas eleições (para maiores de dezoito anos);
    - Para homens de dezoito a quarenta e cinto anos, Certificado de Reservista (comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório);
    - Duas fotografias iguais tiradas em fundo branco com tamanho 5x7 cm datadas e tiradas em menos de seis meses
    Comprovante de Pagamento da guia de recolhimento da união (GRU)

  4. 4

    Segundo o Departamento da Polícia Federal de Manaus, o passaporte tem prazo de entrega de mais ou menos seis dias úteis, e é entregue ao titular sendo exigida a apresentação da identidade e da assinatura do mesmo no recibo.

  5. 5

    Para menores de dezoito anos, o procedimento para retirada do passaporte exige a autorização de ambos os pais, ou do responsável legal. É exigido o formulário de autorização que deve ser impresso no site da Polícia Federal assinado por ambos, além da presença de ambos (ou, se necessário, de um e certidão de óbito ou documento registrado em cartório do outro autorizando a emissão do passaporte).
    Não sendo possível o comparecimento dos pais, é necessário levar a procuração pública específica autorizando a emissão de passaporte para o menor.

Comentários
blog comments powered by Disqus