» Dinheiro » Leis e Normas » Como tirar passaporte em Maringá (coloque o endereço do local no qual o passaporte pode ser tirado)

Como tirar passaporte em Maringá (coloque o endereço do local no qual o passaporte pode ser tirado)

Galeria
Como tirar passaporte em Maringá (coloque o endereço do local no qual o passaporte pode ser tirado)

O pedido e obtenção de um passaporte comum no Brasil sempre se dá através do Departamento de Polícia Federal. Como não há um prazo específico para entrega – depende da unidade procurada e disponibilidade da mesma – é recomendável que as providências sejam tomadas com bastante antecedência da data prevista da viagem para que não haja contratempos.

Instruções
  1. 1

    O processo deve ser iniciado pela separação dos documentos necessários que, para o caso de cidadãos maiores de 18 anos, são:

    1. Documento de Identidade (cédula de identidade, identidade funcional de órgão público, identidade militar, passaporte, carteira de habilitação, identidade profissional regulamentada por lei ou carteira de trabalho).
    2. Título de Eleitor e comprovantes de votação no último pleito (dos dois turnos, se houve) – na falta deles, declaração de quitação da Justiça Eleitoral – ou justificativa eleitoral.
    3. Regularização do serviço militar
    4. Documento de Naturalização, para pessoas que se enquadrem nessa condição.
    5. Comprovante de pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União (taxa de emissão do passaporte).
    6. Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). Caso o passaporte anterior não seja apresentado, o solicitante pagará em dobro o valor da taxa.
    7. CPF, caso não conste no documento de identidade apresentado.

  2. 2

    O próximo passo é preencher a solicitação do passaporte, o que poderá ser feito no site da Polícia Federal.

  3. 3

    Na parte final do requerimento haverá espaço para definição do local de atendimento escolhido que, neste caso, será PR/MARINGÁ, cujo endereço é Av. José Alves Nendo, 1309, Jd. Aclimação – Maringá - PR.

    Após a digitação do código de segurança e confirmação (figura 1), uma nova página será aberta com 3 botões: primeiro você deverá clicar em “gerar protocolo”; em seguida em “gerar GRU”, finalizando em “fechar”.

  4. 4

    Após pagamento da taxa, você deverá comparecer ao posto do Departamento de Polícia Federal escolhido com todos os documentos exigidos, originais, o comprovante de pagamento da GRU, bem como o protocolo que foi gerado através do site da Polícia Federal, conforme orientações acima. Nessa ocasião serão coletadas fotos e impressões digitais. Algumas unidades do DPF exigem agendamento prévio, portanto, verifique no site do DPF antes de se dirigir ao local.

  5. 5

    Após a realização desses procedimentos, você poderá acompanhar o andamento de sua solicitação pela internet. Para isso, você deverá ter em mãos o número de seu protocolo e CPF, em seu novo acesso ao site do Departamento da Polícia Federal.

Comentários
blog comments powered by Disqus