» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar baixo

Como tocar baixo

Galeria
Como tocar baixo

O contrabaixo é um instrumento musical bem diferente do violão pois é útil na base das musicas pelo seu som muito grave, deixando a música mais encorpada e pesada. Apesar de ser um instrumento de cordas, é considerado um instrumento de percussão.
O som é mais pesado mas é frequentemente usado em vários estilos musicais, desde a musica erudita, que usa o acústico, até nas mais populares como MPB e samba.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Adquirir um instrumento de qualidade é o primeiro passo para aprender a tocar baixo, dê preferência para as marcas com madeira boa, que pegam afinação fácil e com cordas boas. As marcas chinesas têm um problema da baixa qualidade da madeira, mas um bom preço e um razoável timbre.
    O contrabaixo possui 4 cordas bem mais grossas que a de um violão ou guitarra, afinadas da corda mais grossa para a mais fina em Mi (E), Lá (A), Ré (D) e Sol (G), e para aprender a ler as tablaturas do baixo, comece aprendendo as partes do instrumento.
    As partes do baixo são: Headstock ou Mão (onde segura as cordas), tarraxas (que servem para afinar as cordas), braço (parte tocável do instrumento), trastes (que separa as notas), cordas (que separam os ½ tons de notas), corpo (parte que ressoa), ponte (parte inferior que segura as cordas), captador (capta o som do instrumento) e potenciômetro (regula som e timbragem).

  2. 2

    Para tocar um contra baixo, é necessário uma caixa amplificadora. Procure alguém com experiência no assunto para ajudar a comprar uma boa caixa com a voltagem e os efeitos que você precisa.
    O contrabaixo elétrico pode ser tocado com a palheta mas a forma mais comum é com os dedos (pizzicato), porém depende do estilo e da preferência do músico, escolha o que for melhor para você.

  3. 3

    Os exercícios e músicas para o contrabaixo são passados na forma de tablatura ou partitura, por isso conheça essas duas ferramentas. As tablaturas são bem mais simples de ler do que as partituras, possuem quatro cordas desenhadas mostrando a afinação de cada uma de baixo para cima.
    O número em cada corda é o numero da casa que você deve manter pressionada e a repetição é o numero de vezes que você deve tocar aquela casa naquela corda. Comece com exercícios simples e vá aumentando a velocidade e a dificuldade com o tempo.
    No site www.cifraclub.com.br você pode encontrar várias tablaturas de musicas conhecidas, comece pelas suas preferidas e treine pelo menos uma hora todos os dias para formar um aprendizado continuo.

Comentários
blog comments powered by Disqus