» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar cavaquinho

Como tocar cavaquinho

Galeria
Como tocar cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento classificado como cordofones que, ao contrario do que muitos imaginam, surgiu em Portugal, e depois foi introduzidos em outras culturas e finalmente chegou ao Brasil para fazer parte das congadas paulista, choro, samba e pagode. O cavaquinho é um instrumento de som marcante muito fácil de ser tocado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar, adquira um bom instrumento, disponível em sites de musica e no Mercado Livre e Walmart. O instrumento não precisa ser caro, mas ser bom e corresponder as suas expectativas, que é adquirir um instrumento que afine e que tenha um bom som.

  2. 2

    Conheça seu instrumento. As partes do cavaquinho mais importantes são: Braço, Mão, Tarraxa (que segura as cordas), Traste (que separa ½ tom de notas), Escala (indica 3ª, 5ª, 7ª e 12ª casa), Boca (que dá a ressonância acústica), Rastilho (ou ponte, segura as cordas na parte inferior) e Cavalete.

  3. 3

    Aprenda a segurar corretamente o cavaquinho. Por ter o braço mais curto e fino do que o violão, o cavaquinho é mais fácil fazer os acordes e é ótimo em vibração e harmonias diferentes.
    Na mão esquerda, os quatro dedos devem ser posicionados entre os trastes. O dedo indicador recebe o numero 1 até o 4, o dedo mindinho. O polegar deve ficar atrás do braço, bem no meio dele, sem aparecer do outro lado.
    Com a mão direta segure a palheta, e toque as cordas levemente com movimentos para cima e para baixo.

    A afinação do cavaquinho é muito simples. Aprenda-a bem, pois facilitará a execução de todos os acordes. A primeira corda mais grave é afinada em Ré, a segunda corda é afinada em Si, a terceira em Sol e a ultima corda é afinada em Ré mais agudo. Para os canhotos é possível tocar com o braço do lado direito, mas troque a ordem das cordas, deixando a mais grave embaixo e a mais aguda encima.

  4. 4

    Aprenda os primeiros acordes. Comece com o acorde de Dó maior, colocando o indicador na primeira casa da terceira corda, o dedo dois na segunda casa da primeira corda e o dedo três na segunda casa da terceira corda.
    Faça o acorde de G7 (sol de sétima) apenas retirando o primeiro dedo e colocando o dedo dois e o dedo três uma casa para baixo. O acorde de C7 (dó de sétima) é feito com o C e acrescentando o dedo 4 na terceira casa da segunda corda.
    Treine bem esses acordes até ficar bem ágil, depois pegue musicas para tirar. Pratique pelo menos uma hora por dia até ficar bom, pois o treino é a chave do aprendizado.

Comentários
blog comments powered by Disqus