» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar flauta doce

Como tocar flauta doce

Galeria
Como tocar flauta doce

A Flauta Doce ou também chamada “flauta de bisel” é um instrumento musical de sopro que se originou em instrumentos folclóricos que ainda existem em algumas regiões da Europa. A flauta doce produz um timbre melodioso e como qualquer instrumento musical, exige muito estudo técnico para se alcançar a perfeição.

Para se tocar a flauta doce corretamente, é necessário posicionar a mão, fazendo com que os dedos tampem os orifícios do instrumento. São sete buracos na parte superior e um na parte inferior para o polegar, que dá a abertura de oitava. Conforme se assopra e tira os dedos dos buracos, vemos a formação das notas musicais.

A flauta doce é o instrumento utilizado em processo de musicalização, quando se começa a aprender música do início. Geralmente essa musicalização se inicia na infância, quando a criança está aprendendo as primeiras notas musicais. A partir daí, começa um estudo de melodia e futuramente estará apto para estudar qualquer outro instrumento.

Com base nessa temática, esse passo a passo ensinará os princípios básicos para se tocar flauta doce. Valendo lembrar que, este, é um processo que exige estudo e dedicação para que música fique perfeita.

Instruções
  1. 1

    Segurando o Instrumento

    Quando tocamos, é importe que o corpo esteja o mais relaxado possível. Segura a flauta na mesma posição em mostra a figura.

  2. 2

    Usando os dedos

    Usar corretamente os dedos é muito importante para que o som soe de maneira certa. A posição da mão é de suma importância e não deve ser trocada de lugar e nunca usar a ponta dos dedos, pois o som vai sair estranho para quem ouve. A mão esquerda deve estar na parte superior do instrumento e a direita na parte inferior. Isso não se altera para quem for destro ou canhoto.

  3. 3

    Notas Musicais

    Do – Re – Mi – Fa – Sol – La – Si

    Para obter as notas em uma flauta doce, é necessário posicionar a mão no instrumento e assoprar tirando ou colocando os dedos nos furos. Na figura, podemos ter alguma noção sobre como isso funciona.

  4. 4

    Tocar Sentado

    Para tocar sentado, é necessário manter uma postura ereta, com os ombros e os pulsos relaxados para que no final da música, o corpo não fique tenso, causando dores. É importante também não cruzar as pernas. Essa postura é como todos os músicos fazem quando se apresentam em público.

  5. 5

    Tocando em pé

    Para tocar em pé é preciso que o corpo esteja em total equilíbrio e não se inclinar para trás, ou para frente. A postura ereta também é importante e manter os ombros abaixados faz com que você passe ao público a sensação de estar relaxado.

  6. 6

    Dedilhado

    O dedilhado, ou seja, a disposição dos dedos no instrumento não se altera.
    Mão esquerda:
    Polegar: furo na parte de trás da flauta
    Indicador: No primeiro furo
    Dedo médio: No segundo furo
    Dedo anelar: No terceiro furo
    Dedo mínimo: É mantido de fora, mas em posição relaxada, e não escondido.

    Mão Direita:

    Polegar: Fica em “apoio” na parte de trás da flauta
    Indicador: No quarto furo
    Dedo médio: No quinto furo
    Dedo anelar: No sexto furo
    Dedo mínimo: No sétimo furo

Comentários
blog comments powered by Disqus