» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar gaita

Como tocar gaita

Galeria
Como tocar gaita

A gaita de boca é um instrumento de sopro muito simples e prático de se aprender sozinho, pois seu aprendizado não exige muito conhecimentos musicais específicos. Por isso, muitas pessoas rapidamente adquirem habilidade para toca-la e logo se interessam por aprender cada vez mais melodias. Na verdade, para tocar gaita, é preciso seguir o mesmo procedimento de qualquer outro instrumento musical. É preciso começar com músicas mais simples e depois de praticar bastante e adquirir afinidade com as notas, o aluno poderá avançar de nível e ousar cada vez mais com músicas mais elaboradas e complexas.
Muitos sites na internet já são disponibilizados justamente para que você aprender a tocar gaita grátis, então aproveite as dicas aqui no "Assim Se Faz".

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar a tocar a sua gaita harmônica, é preciso ter alguns conhecimentos bem básicos da música, para adquirir afinidade com as chamadas partituras ou tablaturas. Nelas estão incluídas as notas musicais a serem tocadas. Os números que aparecem nessas tablaturas correspondem aos números dos orifícios do instrumento. Quando um desses valores aparece sem um sinal específico, por exemplo, apenas o número 4, significa que é para soprar no orifício de tal valor. Porém, se o número aparecer com sinal de menos, vocês deverão "aspirar" o ar para dentro dos pulmões na abertura do número correspondente.

  2. 2

    Depois de absorver os conhecimentos básicos das notas em partituras, você deverá aprender a apurar os seus ouvidos. Primeiro, o método das "Partes Transmitidas" será muito importante para que o aprendiz escute os sons que são produzidos por cada orifício ou embocadura de bico da gaita. Escute quantas vezes for necessário e aproveite para tocar junto e assim, começar a identificar cada nota no próprio instrumento. Além de desenvolver a audição para cada tipo de nota, você irá desenvolver a musculatura labial, o que é um pré requisito essencial para tocar o instrumento de forma correta.

  3. 3

    Logo em seguida, comece a juntar os sons que você praticou e tente associa-los as melodias. Pegue alguma partitura para iniciar o aprendizado melódico e praticar a agilidade com que você irá tocar. Aos poucos e com muita prática, você poderá se tornar um especialista. Aproveita para prestar atenção nos espaços em branco que algumas tablaturas indicam. Esses espaços vazios é exatamente o momento onde o cantor para de cantar para que algum instrumento seja introduzido. É nessa hora que a gaita entra apresentando um "solo" ou um "riff".

Comentários
blog comments powered by Disqus