» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar gaita de boca

Como tocar gaita de boca

Galeria
Como tocar gaita de boca

A gaita de boca é um instrumento de sopro, que produz som através da vibração de palhetas livres, quando o ar passa através do seu conjunto de furos.
Para dar a intensidade do som, o gaitista usa as mãos e é muito usada para tocar blues, rock, jazz, musica clássica e músicas folclóricas. A técnica da gaita de boca é muito simples, confira abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, adquira um bom instrumento. As melhores marcas são Hohner, Hering e Suziki e são ótimas com preços muito bons, para mais dicas sobre marcas converse com quem tem mais experiência para indicar o melhor modelo, de acordo com o que você pretende tocar.
    Para começar, certifique-se que ela seja diatônica afinada em Dó.

  2. 2

    Sopre ou aspire um furo de cada vez para obter uma única nota. Para conseguir isso você tem três técnicas:

    - Bloqueio de língua ou vamping: Coloque o lábio em um número de orifícios, normalmente em quatro e bloqueie três orifícios laterais, deixando uma das extremidades livres para a passagem do ar. Essa técnica é eficiente para a agilidade em trocar notas.

    - Língua em formato de “U”: É o mais tradicional, dobre a língua em formato de U e com o lábio bloqueie os outros furos. A língua deve tocar a ponta do orifício que será tocada, e o ar deve passar no meio da lingua. É também uma técnica muito eficiente para trocar notas, porém algumas pessoas não conseguem dobrar a língua dessa forma.


    - Embocadura de bico: É o mais usado e natural, pois todos que pegam uma gaita tentam tocá-la dessa forma. Cubra com os lábios, os furos que você não usará, de forma que o ar passe somente no furo desejado.

  3. 3

    A respiração pelo diafragma é essencial para que você controle a intensidade e a constância do ar, durante o sopro da gaita.
    Pratique aspirando, soprando o máximo que você consegue de cada nota, e alterne com sopro e pausa em uma única respiração.
    Quando estiver treinado bastante o sopro e as notas, comece tirando algumas músicas. As músicas tradicionais como “Red River Valley”, “Oh Susanna” e “Clementine” são mais fáceis pois você usa a primeira posição, na afinação natural da gaita.
    E o mais importante: pratique. Só o treino constante do instrumento fará você aperfeiçoar a técnica e tocar cada dia melhor. É mais importante treinar diariamente, pelo menos um pouco, do que treinar por um longo período em um dia só, pois a evolução é mais rápida se fizer deste jeito.

Comentários
blog comments powered by Disqus