» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar pandeiro

Como tocar pandeiro

Galeria
Como tocar pandeiro

Se engana quem pensa que o pandeiro surgiu no Brasil, provavelmente, numa roda de samba ou pagode. Embora hoje em dia ele seja frequentemente visto neste ambiente, o pandeiro é um instrumento muito antigo, sendo muito conhecido na África, Ásia e Europa em períodos neolíticos. Com tamanho entre 8" e 12" polegadas, o pandeiro é formado de um aro, por onde fica a pele, de cabra ou sintética, e em espaços variados do aro existem platinelas de aço que dão o som característico da batida do pandeiro. Quem não se empolga ouvindo o som do pandeiro no carnaval ou naquela roda de samba no barzinho da esquina? Tocar o pandeiro é muito fácil.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Pegue o pandeiro com a mão esquerda e segure-o firme. Para uma melhor empunhadura, pouse o polegar sobre a pele e os demais dedos por dentro do aro. Segure em uma parte que não haja platinelas, para que o som não abafe e não haja riscos de cortes ou escoriações.

  2. 2

    Para tocar o pandeiro é necessário uma boa noção de tempo e ritmo. Marque na cabeça uma sequência que vai de 1 a 4. Cada número é um tempo. Vamos usar a notação inglesa, que é a mais usada, para marcar esses tempos.

  3. 3

    Para o tempo 1 vamos usar a letra "t" (thumb, que em português significa Polegar). Ao ver a letra t, bata o polegar direito na beirada do pandeiro. Para o tempo 2, a letra será "f" (finger, em português, Dedos). No tempo 3, a letra será "h" (held-of-hand, ou calcanhar-da-mão). E para marcar o tempo 4, a letra é "f" novamente, significa que deve repetir o movimento com os dedos.

  4. 4

    Decorando a sequência t, f, h, f, ou seja, Polegar, Ponta dos Dedos, Calcanhar-da-mão e Ponta dos dedos, você já tem uma sequência básica para ensaiar. Comece bem devagar, contando devagar com a mente os tempo 1, 2, 3, 4, e vai repetindo os movimentos aprendidos no passo anterior. Aumente a velocidade conforme você consiga ganhar segurança! Seguindo essas dicas, você vai estar pronto para seus primeiros shows com os amigos.

Dicas e AVISOS
  • Acesse o site http://batuca.no.sapo.pt/pandeiro.htm e aprenda outros ritmos de pandeiro.
  • Existem outros ritmos de tocar pandeiro. Observe o sambista da sua rua, ou aquele artista que você gosta e preste bem atenção em como ele executa os movimentos.
  • Conforme for ganhando confiança, tente tocar o pandeiro sambando, fazendo acrobacias, o público adora ver isso nas apresentações e você, com certeza, será muito aplaudido
Comentários
blog comments powered by Disqus