» Hobby » Artes e Entretenimento » Como tocar violão passo a passo

Como tocar violão passo a passo

Galeria
Como tocar violão passo a passo

A música sempre fez parte da vida do ser humano. Desde os primórdios da nossa existência, o homem buscou uma forma de acalmar a mente e o corpo por meio das mais belas melodias. Os acordes e notas musicais estiveram presentes durante toda a história do nosso desenvolvimento, desde as antigas harpas até o violão. Fazer a verdadeira música é um dom que poucas pessoas possuem, no entanto, é possível aprender a tocar um instrumento com muita dedicação e gosto pela melodia. Pra quem deseja aprender a tocar violão, é fundamental dedicar um tempo diário ao instrumento e aprender também a teoria por trás das belíssimas notas musicais. Associar a teoria e a prática com algumas horas diárias de estudo, com certeza vai ajudar a aprender a tocar violão mais rapidamente.

Instruções
  1. 1

    Seja persistente.
    No início o aprendizado do seu novo instrumento vai parecer chato e entediante. O violão, assim como outros instrumentos vai exigir destreza manual e técnica, coisas que serão aprendidas somente com o passar do tempo. Por isso, não desista nos primeiros meses de aprendizado. A teoria musical também vai parecer chata no início, e a vontade de querer tocar como um “profissional”, será muito grande, mas é fundamental conhecer a base teórica dos acordes antes de iniciar a prática.

  2. 2

    Aprenda os acordes básicos.
    Todos os acordes são associados em grupos de três ou quatro notas. Por isso, para saber os acordes e entender melhor a sua construção, é fundamental conhecer as notas individuais que cada corda possui. As três cordas superiores do violão possuem um tom mais grave e são conhecidas pela nota em que possuem quando tocadas soltas. São elas o Mi, Lá e a corda Ré, respectivamente a primeira, segunda e terceira cordas de cima para baixo. As cordas mais agudas representam o som das notas Sol, Si e Mi, sendo a Mi a última e mais fina corda do violão.

  3. 3

    Procure por revistas especializadas.
    Existem várias revistas disponíveis pra quem deseja aprender mais sobre as teorias, as técnicas e acordes de violão. O segredo pra quem está iniciando é começar a tocar músicas de acordes simples e, conforme a prática e habilidade forem aumentando deve-se aprender as combinações mais difíceis. A persistência e a criatividade são fundamentais nos primeiros meses de aprendizado. Ouça músicas acústicas tocadas ao violão e fique atento às batidas e às trocas de acordes. Uma ótima dica é focar em aprender uma música específica e tocá-la acompanhando o áudio para sincronizar a sua batida e o seu estilo com o de um profissional.

  4. 4

    Procure trocar os acordes mais rapidamente.
    A velocidade na hora de mudar os acordes é que vai proporcionar uma harmonia melhor às suas músicas. Assim como você troca de letras na hora de escrever uma palavra, a troca de acordes em uma música deve ser natural e no tempo certo. Sem dúvida isso vai fazer com que as músicas que você toque estejam muito mais próximas da perfeição.
    Independente da marca do violão ou do seu estilo musical, os acordes são a chave para garantir a melhor experiência na hora de criar uma melhor harmonia musical. Portanto, tenha dedicação e procure aprender mais da teoria musical e nunca deixe de praticar, pois somente com bastante treino será possível agregar um nível de qualidade às suas músicas.

Comentários
blog comments powered by Disqus