» Saúde » Boa Forma » Como torrar castanha de caju

Como torrar castanha de caju

Galeria
Como torrar castanha de caju

O caju é o fruto do cajueiro, muito comum no Brasil e usado em diversas receitas.
É constituído pelo fruto propriamente dito, a castanha, e pelo pedúnculo floral de cor avermelhada.
O caju é um fruto muito nutritivo, como quase todos os frutos do gênero, sempre muito rico em fibras, vitaminas, proteínas, aminoácidos, magnésio, ferro e muitos outros minerais.
Para extrair a semente, castanha de caju, é necessário torrar o fruto, método esse que já era usado há muito tempo, pelos indígenas.
Existem vários métodos para torrar caju. Neste artigo será abordado um método específico que é como torrar a castanha da maneira Caipira, um pouco trabalhoso, mas com um resultado brilhante.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Lenha
  • Vara comprida
  • Pedras grandes
  • Panela ou lata furada grande
  1. 1

    Deve-se ter atenção que, para seguir o método de torrar castanha de caju da maneira caipira, você tem de o fazer ao ar livre, num quintal, num terraço ou na rua, pois terá de fazer uma fogueira, pois não é possível torrar através deste método num comum forno caseiro a gás.

    O primeiro passo é se fazer é então uma fogueira. Junte pedras grandes no chão para poder colocar a panela com o caju e faça a fogueira com lenha. Atenção: as castanhas, antes de atingirem o ponto desejado, pegam fogo pois têm muito óleo.

  2. 2

    Use uma panela bem grande (em largura) ou uma lata furada, também grande, e use uma vara comprida para poder ir mexendo com alguma distância segura.
    Acenda o fogo bem forte, coloque a panela sobre o mesmo e vá mexendo sempre.
    Após vinte a trinta minutos, as castanhas começam a libertar o óleo e a ficar escuras.
    Mexa sempre até esgotar o óleo. Em seguida, a panela vai incendiar. Espere no máximo dois minutos, se ficar mais tempo a castanha vai ficar queimada e não pode ser consumida. Por fim, jogue a panela no chão e apague o fogo com areia. Espere até esfriar.

  3. 3

    Certifique-se de que já está tudo bem esfriado. Tire as castanhas da casca quebrando-as numa pedra manualmente. Suas mãos ficarão pretas do óleo queimado, mas vale muito a pena.

  4. 4

    Coloque as castanhas já sem casca em uma travessa e polvilhe com sal. Sem sal é bem mais saudável. Bom proveito!

Dicas e AVISOS
  • Use umas luvas de pano para não sujar as mão e para prevenir as queimaduras.
  • Cuidado com as queimaduras e com o perigo de incêndio, o óleo pega fogo e salpica.
Comentários
blog comments powered by Disqus