» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como trabalhar com argila

Como trabalhar com argila

Galeria
Como trabalhar com argila

A argila é uma espécie de barro que serve de matéria-prima para fabricação de muitos objetos como vasos de flor, estátuas, bandejas, entre outras coisas.

Encontrar argila para trabalhar é fácil, pois ela é vendida em várias lojas de artesanato.

Existem dois tipos de argila, a branca e a marrom, a cor é a única diferença entre elas no que diz respeito à fabricação de objetos artesanais, ficando a critério de quem vai trabalhar com este material escolher qual cor usar.

A argila branca também pode ser usada em tratamentos estéticos. Confira abaixo como trabalhar com argila.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar, você deve procurar comprar uma argila pura, pois impurezas podem dificultar o manuseamento das peças na hora de dar a forma. Além disso, os produtos feitos a partir desta matéria-prima podem ficar quebradiços depois de secar.

    O mais indicado é comprar a argila, não retirá-la de um rio ou de qualquer outro lugar.


  2. 2

    Quando for confeccionar o seu objeto faça isso em um lugar próprio, em que não tenha problema ela respingar no chão ou nas paredes.

    Para evitar isso, você pode forrar com jornal este lugares e deixar livre dos pingos de argila, que são difíceis de ser removidos quando secam.

  3. 3

    Saiba que para produzir peças de argila de boa qualidade e que não se quebrem com facilidade o segredo é amassá-la bem. Misture a argila com água de modo que não fique muito líquido, deve-se formar uma massa consistente.

    Para começar a modelar peça é preciso que ela esteja em um ponto maleável e firme ao mesmo tempo, porém, não a deixe rígida, isso impede que ela seja amassada com facilidade.

  4. 4

    Caso a argila esteja muito mole a dica é colocá-la em um saco plástico com bolas de jornal, elas vão absorver a umidade da massa deixando-a mais firme. Troque as bolas pelo menos duas vezes ao dia. Antes que a argila endureça tire-a do saco.

  5. 5

    O jeito de amassar a argila também é fundamental para produzir boas peças, amasse como se fosse um pão.

    Coloque a matéria-prima em uma das mãos e com a outra a puxe para baixo. Em seguida estique a parte que estava sendo pressionada e dobre encobrindo toda a massa, repita todo o processo desde o começo.

    Faça esse procedimento diversas vezes, enquanto você está amassando será possível ouvir as massas de ar estourarem. Para que a argila fique perfeita e seja transformada em uma peça, ela precisa estar compacta e sem nenhuma bolha.

  6. 6

    Modele a argila conforme o formato que você deseja, depois coloque para secar em um lugar bem arejado, que tenha claridade.

Dicas e AVISOS
  • Uma argila boa para trabalhar não tem bolhas de ar.
  • Não seque no sol, pois ele pode rachar facilmente o produto.
Comentários
blog comments powered by Disqus