» Família » Educação dos Filhos » Como trabalhar com jogos para ensino fundamental

Como trabalhar com jogos para ensino fundamental

Galeria
Como trabalhar com jogos para ensino fundamental

A tarefa de ensinar muitas vezes fica enfadonha e repetitiva tanto para os alunos quanto para os professores. Uma forma de contornar isso é inovar as aulas trabalhando com jogos. Aprenda aqui algumas dicas que poderão ser usadas em várias matérias.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Nas aulas de matemática, principalmente na geometria, é muito interessante trabalhar com as formas e ângulos em uma quadra de basquete. Proponha um jogo para os alunos e nesse jogo contextualize sua disciplina. Eles vão adorar e vão conseguir visualizar o que aprenderam.

  2. 2

    É possivel ensinar medidas a partir de receitas. Faça com os seus alunos um album de receitas, isso ficaria bem legal para uma feira de cultura, e faça as receitas com eles. O que for feito pode ser servido na feira. Dê atenção para as medidas, as frações, etc. Procure dobrar as receitas em alguns casos para que eles possam treinar o cálculo.

  3. 3

    Nas aulas de geografia, faça quebra cabeça de vários mapas, e estimule seus alunos a montarem o mesmo várias vezes, decorando a localidade de cada estado, cidade, ou país para ficar mais fácil a montagem. Se puder, depois de algum treinamento, estipule um prêmio para aquele que montar mais rápido.

  4. 4

    Nas aulas de português, visando uma melhora na ortografia da criançada, monte um soletrando em sua escola. Torne o evento grande, chamando os pais para a final. Uma boa aliada pode ser a literatura, você pode combinar com a professora dessa disciplina que irá tirar as palavras do concurso dos livros que ela indicar para leitura. Dessa forma os alunos vão ter que ler os livros também.

  5. 5

    Nas aulas de geografia você também pode fazer um caça tesouro explorando as direções. Seja criativo! Esse trabalho também pode envolver outras matérias, com perguntas de conhecimentos gerais que conduzirão a próxima pista.

  6. 6

    Uma atividade que as crianças também adoram é o torta na cara. você pode até produzir a torta com eles, explorando no português a escrita das receitas, na matemática as medidas e nas outras materias as perguntas para a brincadeira.

  7. 7

    Além disso, ainda tem outros jogos, como os de mímica, que podem ajudar a desenvolver a expressão e interpretação dos alunos.

  8. 8

    Na disciplina de arte o professor pode propor a representação de uma época, juntamente com o professor de história, na elaboração de uma peça. O professor de português pode ajudar a adpitar um livro de literatura para o reteiro. Vale lembrar que tudo deve ser levado para o lado lúdico para que não pareça um dever, mais sim um prazer.

Comentários
blog comments powered by Disqus